Imprimir
 

O estudo está publicado na revista Journal of Sexual Medicine

O pênis flácido sofre retração através da contração do músculo dartos. Essas contrações são mais pronunciadas no frio, motivadas pelo estresse e durante o exercício, podendo ser fonte de embaraço para aqueles que apresentam um reflexo de retração hiperativo. Porém, segundo estudo publicado recentemente no Journal of Sexual Medicine, a injeção de toxina botulínica A (botox) no músculo dartos pode ter um efeito potencial em diminuir temporariamente a retração peniana em termos de frequência e amplitude.

Pesquisadores do Egito propuseram uma alternativa à cirurgia e alongamento peniano para diminuir a retração através da injeção de toxina botulínica A no músculo dartos para induzir relaxamento. Foram selecionados dez homens com queixa de pênis curto exclusivamente no estado flácido, apesar de um comprimento adequado e satisfatório durante a ereção. Foram injetadas 100 unidades de botox no músculo dartos.

Após o procedimento, sete indivíduos relataram uma redução subjetiva na frequência e amplitude da retração peniana, bem como uma melhora no estado flácido. As medidas clínicas foram menos pronunciadas, mas, ainda assim, apresentaram melhora, principalmente uma menor retração do que um aumento do comprimento. Não foram relatados efeitos adversos, e os efeitos desapareceram após seis meses.

Fonte: Journal of Sexual Medicine. Volume 6, Issue 10, 4 Aug 2009. Pages 2788-2794


Autor:
Fonte: Bibliomed

Imprimir