Imprimir
 

Hospital Moinhos de Vento introduz inovação ao tratamento da insuficiência renal crônica

Redução da dor, alívio na sensação de peso nas pernas, menos remédios e maior resistência física são os primeiros sinais positivos comprovados pelos 90 pacientes que incluíram ao tratamento tradicional da diálise uma série de exercícios físicos de no mínimo 30 min. A nova terapia complementa o tratamento tradicional e foi iniciativa do Serviço de Fisioterapia, do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP) e da Unidade de Diálise do Hospital Moinhos de Vento. Os pacientes com insuficiência renal crônica, são submetidos a um que programa de treinamento muscular periférico por meio de exercícios com carga, isométricos e alongamento. 

“Como a expectativa de vida está mais alta, há mais pessoas com problemas renais crônicos que precisam de diálise”, afirma o nefrologista Mauricio Lutzky. De acordo com ele, os pacientes costumam apresentar patologias associadas, entre as quais: diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e pressão alta, que comprometem a capacidade funcional. O perfil destes pacientes é na maioria do sexo masculino e com mais de 60 anos. “Os pacientes estão andando sozinhos e praticamente não apresentam mais dores e câimbras”, conta.
 
O Centro de Hemodiálise do Hospital conta com uma equipe de nefrologistas, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas que atende a uma média de 1 mil pacientes/mês. As atividades físicas são orientadas por fisioterapeutas, e são realizadas durante a sessão de diálise principalmente para membros inferiores, abdômen e glúteos. Mais informações: 51. 3314 5206.

Autor: Renatha Morés
Fonte: fróes, berlato associadas

Imprimir