Imprimir
 

Secretaria Municipal da Saúde capacitou mais de 200 profissionais

A segunda etapa da capacitação feita pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para os profissionais da saúde sobre o controle da tuberculose se encerrou hoje, 5. O treinamento foi realizado em cinco encontros, ocorridos no auditório da Coordenadoria Geral da Vigilância em Saúde, sendo capacitados 267 profissionais, provenientes das unidades de saúde das gerências Gloria-Cruzeiro-Cristal e Sul Centro-Sul.

A enfermeira da Equipe de Doenças Transmissíveis da Vigilância em Saúde, Marcia Calixto, informou que a ação visa descentralizar o diagnóstico da tuberculose, sensibilizando os profissionais da saúde para que a doença não seja detectada de forma tardia. "A iniciativa é extremamente valiosa, pois hoje há muito pouca informação sobre a doença. Instruindo os profissionais podemos diminuir o contágio", afirmou.

Outro assunto trabalhado na capacitação foi o Tratamento Supervisionado e Observado (TSO), que é uma recomendação da Organização Mundial de Saúde no combate a tuberculose. O TSO consiste na observação e supervisão do paciente por profissionais da saúde após o diagnóstico da doença, supervisionando, inclusive, o correto uso dos medicamentos.

A terceira etapa da capacitação será realizada com a gerência Noroeste-Humaitá-Navegantes-Ilhas, ainda no mês de novembro.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde

Imprimir