Imprimir
 

Superintendente Assistencial do IBSAÚDE lança livro na próxima quinta-feira na Amrigs

Lançando seu livro "Sus Nosso de Cada Dia: Memórias de um Martim Pensador", pela editora Quartier Latin, o ex-ministro da Saúde e atual superintendente assistencial do IBSAÚDE, Alceni Guerra, tem defendido muito a vacinação em massa, contra à COVID-19, para a população brasileira.

O médico pediatra obteve grande sucesso em campanhas de vacinação, durante seu mandato na década de 90, no governo Collor, quando então, determinou aplicar todas as vacinas junto à imunização contra a poliomielite.

Criador da lei do SUS, Guerra conta em sua obra toda a trajetória na luta por um sistema de saúde que atendesse, sem distinção, toda a população brasileira. O ex-ministro conta que para criar a lei que deu origem ao Sistema único de Saúde, consultou o país inteiro, anotou ideias e propostas até transformar tudo em uma redação que resultou no SUS.

Na época, o atual presidente do IBSAÚDE, José Eri Medeiros era presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e defendia o repasse de verbas diretamente aos municípios. Medeiros ajudou a compor o texto da lei do SUS.

Como superintendente assistencial do IBSAÚDE, Guerra defendeu a vacinação em massa contra à COVID-19.

“Estamos diante de um vírus para o qual ainda não temos anticorpos e a vacina ficou pronta em 395 dias. Temos hoje cerca de 200 vacinas em testes. Quando vacinarmos 70% da população, o vírus não circulará mais. Eu acredito que isso será possível este ano, no terceiro trimestre”, afirma esperançoso”.

O lançamento do livro ocorre de forma híbrida, na próxima quinta-feira ( 27/05), às 19h, na plataforma Sympla da AMRIGS, é preciso se inscrever por meio do link: https://bit.ly/3hNi3sH

Junto, será lançado também o livro “Comentários sobre a Lei Orgânica do SUS -(LOS); Leis n. 8.080/90 e 8.142/90; Trinta Anos da Lei”, pela mesma editora, dos autores Alceni Guerra, Bárbara Mendonça Bertotti e Silvio Guidi.

Em um debate com convidados, Alceni abordará a história da construção do SUS, bem como a importância do sistema público de saúde brasileiro durante a pandemia.

“Temos cerca de 3 milhões de profissionais para aplicar a vacinação, 38 mil postos de vacinação, precisamos imunizar os brasileiros em massa”, enfatiza.

Entre os convidados estão, o presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Gerson Junqueira Jr; o diretor científico e cultural da AMRIGS, Guilherme Napp; o secretário da Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta; o cardiologista Fernando Lucchese; o médico e ex-deputado federal Germano Bonow; o Presidente do IBSAÚDE, José Eri Medeiros; o vice-presidente IBSAÚDE, Vinícius Medeiros e o gestor de produtos e marcas, Luís Thomas Graeff.


Autor: Marcelo Matusiak
Fonte: PlayPress

Imprimir