Imprimir
 

“Brilha Beneficência” será lançado durante evento na terça-feira (29/6), em Porto Alegre

Em comemoração aos 151 anos do Hospital Beneficência Portuguesa, de Porto Alegre (RS), a associação sem fins lucrativos Arquitetos Voluntários coordena a ação “Brilha Beneficência”, que prevê a revitalização e iluminação da fachada histórica do hospital, além da reforma de dois pátios internos. Coordenada pelo arquiteto e lighting designer Claudio Gioda, a iniciativa começará no exterior do prédio, baseando-se no projeto luminotécnico já produzido pela arquiteta Cristina Maluf. A ação será lançada em evento na terça-feira (29/6), a partir das 11h30, no hall aberto do hospital.

Conforme destaca Gioda, o coletivo baseia suas atividades em três linhas de trabalho: passado, presente e futuro. Essa será a primeira ação do eixo passado, por se tratar de um patrimônio histórico. “Será um presente para Porto Alegre. Estaremos iluminando um monumento no meio da cidade, um destaque na Avenida Independência”, pontua. São cerca de 14 profissionais trabalhando na execução do Brilha Beneficência, com a participação de arquitetos, paisagistas, professores e alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e Universidade Franciscana de Santa Maria (UFN), entre outros.

Após a conclusão das obras na fachada, será a vez da reforma dos pátios internos, apelidados de “pátio do Cristo” e “pátio do Chafariz”. Gioda explica que o primeiro trata-se de um local com muito concreto, que pode ser observado de diversas janelas de quartos do hospital. Já o pátio do Chafariz é um local com vegetação, normalmente usado pelos profissionais de saúde que trabalham no hospital. “Vamos transformá-lo em um espaço de descompressão, onde os médicos e enfermeiros descansam, aplicando design biofílico nesse local, para integrar ainda mais a natureza com as pessoas”, diz.

Com expectativa de entregar a primeira parte da ação no exterior do hospital em três meses, a estimativa do coletivo é arrecadar cerca de R$ 300 mil em doações de empresas interessadas em apoiar a ação. 


Autor: Vitorya Paulo
Fonte: Assessoria de Imprensa

Imprimir