Imprimir
 

Médico infectologista André Siqueira abriu o ciclo de palestras promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/ Sesc que vai até quinta-feira (05/08)

Em um cenário de retomada de atividades presenciais em função do avanço da vacinação, o médico infectologista André Siqueira, pesquisador do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/ Fiocruz), alertou sobre a necessidade da manutenção de cuidados para evitar a Covid-19, considerando que o vírus ainda circula e pode causar problemas a longo prazo - síndrome que está sendo chamada de Long Covid. Siqueira realizou o bate-papo de abertura do evento Saúde para Felicidade, na tarde desta terça-feira (03/08), em transmissão no site https://conteudos.sesc-rs.com.br/saude-para-felicidade, e esclareceu que Long Covid são sintomas que permanecem após a recuperação da infecção por Covid-19 e atingem inclusive jovens sem comorbidades. O ciclo de palestras está sendo realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc até a próxima quinta-feira (05/08).

Entre os problemas que têm sido relatados por pessoas que já passaram pela doença estão a persistência de sintomas como perda ou distorção de paladar e olfato, dor de cabeça e torácica, tosse, falta de ar e febre, o agravamento de condições prévias como diabetes e pressão alta, e manifestações como insônia, depressão e ansiedade. Siqueira relatou que os médicos têm observado também alterações cardiovasculares, redução da função pulmonar e até mesmo perda de memória e de concentração entre os pacientes recuperados da Covid-19. No entanto, não há um teste para diferenciar a síndrome de outras condições e cabe ao profissional de saúde a observação atenta e a busca por informações para conseguir identificar a relação dos sintomas com a doença. 

O infectologista ressaltou que a maioria dos problemas pode ser tratada na atenção primária, mas requer uma abordagem multidisciplinar com o envolvimento de médicos, terapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e outros profissionais de saúde. Além disso, Siqueira destacou que alguns exercícios, como a prática do mindfulness, podem ajudar os pacientes a atenuar alguns sintomas. No entanto, tendo em vista a amplitude das manifestações sintomáticas e a falta de conhecimento sobre como tratar a condição, a prevenção segue como a melhor alternativa: “A gente sabe que a vacina protege, principalmente quanto a manifestações graves e mortes, mas não evita completamente a doença, então é importante manter aqueles cuidados básicos de evitar aglomerações, usar máscara, reforçar a higienização, até conseguirmos baixar bem o número de casos”, afirmou. 

Saúde para Felicidade: Nesta quarta-feira (04/08), o evento segue às 16h, com a palestra do nutricionista João Motarelli. Ele falará sobre mindfulness (técnica de atenção plena que pode ser uma aliada contra o estresse), mindful eating (que ajuda a estabelecer uma relação positiva com a alimentação) e autocompaixão (capacidade de tratar a si próprio com a mesma gentileza e preocupação que teria com alguém querido). Um dos nomes de referência internacional nos campos da Felicidade no Trabalho e do Sistema Felicidade Interna Bruta, a psicóloga Carla Furtado, fundadora do Instituto Feliciência, encerrará o evento na quinta-feira (05/08), também às 16h, com palestra sobre os temas saúde mental, felicidade, liderança e sustentabilidade. Mais informações podem ser obtidas no site https://conteudos.sesc-rs.com.br/saude-para-felicidade

Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e fizeram diferença na vida de milhares de pessoas em 2020, que passaram a ter à disposição alternativas virtuais de produtos e serviços. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social. 


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc/RS

Imprimir