A baixa temperatura nesta época do ano faz com que as pessoas fiquem mais tempo em ambientes fechados ou pouco ventilados. Isso facilita a propagação de vírus e bactérias, que favorecem o aparecimento de doenças respiratórias. No público infantil, mães, pais e cuidadores devem estar atentos aos primeiros sintomas. O Programa Viver Bem, da Unimed Porto Alegre, recebe a pneumopediatra Larissa Durães no dia 13 de agosto, a partir das 10h, para abordar o tema O frio e as doenças pediátricas. O bate-papo será gratuito e aberto a todos os públicos.
Segundo a especialista, medidas simples podem ajudar a prevenir as doenças respiratórias. “Evitar ambientes fechados e sem ventilação, lavar bem as mãos, proteger a boca ao tossir e beber bastante água são algumas delas”, afirma. Entretanto, crianças pequenas ainda não têm o sistema imunológico bem formado, sendo mais propensas a essas infecções. “Como os sintomas são parecidos, é muito importante o acompanhamento médico para o melhor diagnóstico”, ressalta a pneumopediatra.
Para participar da atividade, os interessados devem realizar inscrições pelo blog do Programa Viver Bem, no link www.unimedpoa.com.br/blogviverbem/agenda.