Imprimir
 

Durante todo o mês de outubro, unidade móvel está em Novo Hamburgo para a realização de 400 mamografias

Prevenção é a palavra-chave para tudo quando o assunto é saúde. Porém, tratando-se de câncer de mama, essa orientação é ainda mais determinante. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), só em 2020, foram registrados 66.280 casos de câncer de mama em mulheres. Este número representa 29,7% dos cânceres registrados, a maior incidência entre todos os tipos. O alerta é nacional e, apesar dos números alarmantes, as possibilidades de cura são altas. Isso porque quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Se no momento do diagnóstico, por exemplo, o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%. 

Para contribuir com a detecção precoce,  até 5 de novembro uma Unidade Móvel de Saúde Preventiva (USSP) do Sesc/RS está em Novo Hamburgo para a realização de 400 mamografias gratuitas. A carreta ajudará a desafogar a demanda da rede municipal de saúde, acelerando a realização de exames preventivos. Os agendamentos estão sendo feitos diretamente pela Secretaria Municipal de Saúde de Novo Hamburgo, considerando demandas já existentes. Na cidade, a ação do Sesc/RS e da Prefeitura Municipal, tem o apoio do Sindilojas Novo Hamburgo. A USSP também realizará cerca de 200 exames de ecografia, atendendo a solicitações médicas. 

Desde 2010, as duas USSPs do Sesc/RS têm como um dos focos de atuação a prevenção ao câncer de mama. Por meio de parcerias, as comunidades por onde passa a unidade móvel têm acesso a redes de referência e contra referência do poder público para diagnóstico e, caso seja necessário, encaminhamento e tratamento adequado. Nestes 11 anos de atuação no RS, as unidades já passaram por 72 municípios gaúchos e já realizaram 36.703 mamografias. 

“Devemos estar atentos ao autocuidado com os exames preventivos. Mas em relação à prevenção, acho sempre importante falar também sobre atividade física e alimentação saudável como formas de prevenir. O Sesc vem contribuindo com a ampliação do acesso a exames preventivos, como a mamografia, com as unidades móveis e as ações educativas”, reforça a gerente de Saúde do Sesc/RS, Mari Estela Kenner. A enfermeira do Sesc/RS Rosicler Casali explica que a orientação também é uma ferramenta importante. “É preciso que as mulheres saibam sobre as mudanças habituais das mamas nos diferentes momentos do ciclo de vida, alertando para os principais sinais e sintomas de câncer de mama”.


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc/RS

Imprimir