Imprimir
 

Casos de doença diarreica e mão-pé-boca em crianças acendem alerta

No mês de outubro, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) emitiu um alerta sobre a ocorrência de surtos de doença diarreica aguda (DDA). Conforme o órgão, também foi registrado o aumento de casos de “mão-pé-boca” em escolas e creches do Rio Grande do Sul. Com o avanço da vacinação e as escolas retomando as atividades presenciais, aumentam as preocupações dos pais sobre os cuidados a serem tomados. Para conversar sobre prevenção, diagnóstico e tratamentos adequados para cada situação, o Programa Viver Bem da Unimed Porto Alegre recebe o pediatra Dr. José Paulo Ferreira, no dia 9 de novembro, a partir das 10h, para bate papo online e gratuito com o público.  

A DDA tem como principal sintoma a diarréia, que pode ser acompanhada de enjoo, vômitos e febre. A causa desse problema gastrointestinal é um vírus chamado Norovírus. “A doença está possivelmente associada à ingestão de água, mas também pode ser transmitida por alimentos ou de pessoa para pessoa”, explica o pediatra José Paulo Ferreira. A principal orientação aos pais é o consumo de água somente de fontes seguras e tratadas.  

Embora a síndrome de “mão-pé-boca” provoque sintomas semelhantes à DDA, como febre, falta de apetite, vômito e diarréia, depois desses sintomas, surgem feridas, principalmente na boca, nas mãos e nos pés da criança. De acordo com o Dr. José Paulo Ferreira, atitudes comuns aos pequenos, como colocar a mão na boca ou dividir brinquedos com colegas, podem disseminar a doença, que é transmitida através das fezes, saliva ou outras secreções contaminadas.  

Para participar do bate papo as inscrições devem ser realizadas pelo blog do Programa no link https://www.unimedpoa.com.br/blogviverbem/agenda. 


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Imprensa da Unimed Porto Alegre

Imprimir