Imprimir
 

Psicóloga fala sobre os impactos do estresse no mundo contemporâneo no Programa Viver Bem

Ter uma vida feliz e longe das preocupações do dia a dia é um ideal buscado por muitas pessoas. Fazer mudanças no estilo de vida a fim de manter a saúde é essencial, no entanto, somente um corpo saudável não proporciona a sensação de equilíbrio e bem-estar, e por isso, cuidar da mente é fundamental. A Unimed Porto Alegre irá abordar qualidade de vida, estresse e depressão, em bate-papo online, no dia 21 de dezembro. A psicóloga Elisa Pereira conversa com o público a partir das 10h. Para participar é necessário realizar inscrições no link https://www.unimedpoa.com.br/blogviverbem/agenda.  

Segundo a psicóloga Elisa Pereira, que irá ministrar o momento, o organismo depende de um bom convívio com o cérebro para estar em pleno funcionamento. Um exemplo é a depressão. “Além dela, tantas outras condições estão associadas a quadros de desequilíbrio da saúde mental, assim como o estresse”, explica. A saúde mental, quando saudável, reflete positivamente em muitos aspectos da vida, como no convívio com a família, amigos, e relações sociais, além de contribuir com a vida profissional. 

Uma pesquisa do Instituto Ipsos para o Fórum Econômico Mundial com 30 países, divulgada recentemente, mostra que o Brasil é o quinto país onde houve piora na saúde mental no último ano. Dos entrevistados, 53% acreditam que sua sanidade mudou para pior desde o início de 2020. Já a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) relatou que 59% de seus associados perceberam aumento de até 25% nas consultas no período; inclusive para pacientes que já haviam recebido alta. Para atender a demanda, as operadoras de saúde precisaram criar estratégias contra o aumento de transtornos mentais. Por conta da busca elevada por psicólogos e psiquiatras, foram oferecidas terapias online. A psicóloga acredita que os efeitos negativos do prolongamento da pandemia farão com que essa procura continue nos próximos anos. 


Autor: Juliana Freitas
Fonte: Assessoria de Imprensa da Unimed Porto Alegre

Imprimir