Imprimir
 

Pela primeira vez, a cooperativa médica irá promover o Mês da Diversidade em alusão ao dia dedicado ao tema, comemorado em 21 de maio

Iniciou na última sexta-feira (6) o primeiro Mês da Diversidade Unimed Porto Alegre, com os objetivos de sensibilizar o público interno da cooperativa, provocar reflexão sobre a diversidade e despertar o protagonismo e a multiplicação do tema. A iniciativa está relacionada ao Dia Internacional da Diversidade Cultural, celebrado no dia 21 de maio. Para isso, diversas ações estão programadas. 

A primeira atividade foi realizada hoje e contou com a participação da delegada titular da Delegacia de Combate à Intolerância de Porto Alegre, Andrea Mattos, que abordou o tema “Valorização da Diversidade - Mais que tolerância, é preciso respeito”. A abertura foi realizada pelo presidente do Conselho de Administração da Unimed Porto Alegre, Márcio Pizzato, que destacou o programa de inclusão da cooperativa, o Somar - Incluindo Competências. 

Outras três lives estão programadas para acontecer durante o mês e terão como temas o desafio da diversidade, as novas configurações familiares na contemporaneidade e a experiência na atenção a pessoas transexuais. “A Unimed Porto Alegre abraçou este desafio e transformou uma exigência legal em uma missão inserida no seu propósito. Acreditamos que promover a diversidade é nossa responsabilidade social. Pessoas com vivências, formações e visões diferentes, reunidas em um mesmo ambiente, proporcionam uma visão holística e promovem a criatividade e a inovação. Este olhar nos tira da zona de conforto. Por isso, as empresas devem cultivar a diversidade como uma estratégia para ampliar a sua visão global e estar integrada na sociedade em que atuam. Além disso, esta forma de atuação está alinhada ao nosso propósito de fazer a diferença no cuidar das pessoas”, destacou o presidente.

O histórico da Unimed Porto Alegre com a diversidade começou em 1995, com a contratação da primeira pessoa com deficiência. Desde então, a cooperativa desenvolveu diversas ações para fomentar a diversidade. Há mais de 10 anos, criou o Programa Somar, que é responsável por promover a igualdade e a diversidade dentro e fora da cooperativa. A iniciativa, inicialmente voltada para a inclusão de pessoas com deficiência, hoje abrange a diversidade como um todo. Segundo a psicóloga e responsável pelo programa de Diversidade e Inclusão da Unimed Porto Alegre, Gisele Oliveira, o foco do Somar é naturalizar o tema no ambiente de trabalho. “A inclusão estimula a cultura do cuidar, atrelada à convivência mais igualitária e humana”, afirma a gestora, que é deficiente visual total.

Desde que o programa foi estruturado, diversas ações já foram realizadas para que o ambiente de trabalho também estivesse preparado para receber os mais diversos colaboradores. Além de sensibilização sobre o tema, por meio de materiais que orientavam a convivência com os mais diversos públicos, intérpretes de Libras foram inseridos em reuniões e treinamentos, contratações de jovens aprendizes com deficiências foram realizadas e cartilhas sobre consciência negra, pessoas com deficiência e em alusão ao Dia das Mulheres foram distribuídas para públicos interno e externo.

Em 2018, o Programa Somar lançou um manifesto, no qual reforçou a importância da discussão do tema e abrangia o seu escopo para a diversidade, com o objetivo de estimular constantemente a cultura do cuidar, atrelada à convivência mais igualitária e humana. Além das pessoas com deficiências físicas, o programa integrou pessoas de gênero e sexualidades diferentes, bem como raças, etnias e religiões para também terem espaços entre as atividades. Já em 2021, a cooperativa divulgou a criação da Bandeira da Diversidade Unimed Porto Alegre, com cores que representavam o movimento, sendo a verde o símbolo principal, representando o cuidado. 

Outra iniciativa voltada à inclusão foi a implantação da utilização da Central de LIBRAS, que viabilizou a comunicação de pessoas surdas nas unidades de atendimento da Unimed Porto Alegre, como Laboratório, Centro de Oncologia e Diagnóstico por Imagem, consultórios médicos, recepções e triagens dos serviços próprios da cooperativa. O projeto foi uma parceria com o ICOM, serviço da Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais. 

Atualmente, 73% dos colaboradores da cooperativa são mulheres, sendo que a representação feminina no quadro de gestão é de 68%. De seis superintendentes, três são mulheres; e dos seis cargos de gerência executiva, cinco são ocupados por lideranças femininas. Já em relação às pessoas com deficiência, a cooperativa possui 95 pessoas que apresentam alguma deficiência. 

Conheça algumas iniciativas realizadas pela Unimed Porto Alegre ao longo do tempo que fortalecem a pauta da diversidade na cooperativa:

- É disponibilizado plano de saúde extensivo aos dependentes parceiros do mesmo sexo e benefício aos colaboradores com filhos PCDs;

- Desenvolvimento do curso de libras in company nos níveis básico e intermediário para todo os colaboradores;

- Desde 2015, foi implantada a primeira unidade do Projeto Pescar que tem como objetivo capacitar jovens em vulnerabilidade social para o mercado de trabalho;

- Em 2018 foi lançado o Manifesto da Diversidade e desde então a Unimed Porto Alegre é membro do grupo de empresas Pride Connection Brasil;

- Em 2018 a cooperativa teve o primeiro colaborador em readequação de gênero, com o nome social;

 - Foi estruturada, de forma corporativa, a Semana da Diversidade, com palestras, games, cartilhas externas em alusão a consciência negra e pessoas com deficiência, que hoje virou o Mês da Diversidade;


Autor: Juliana Freitas
Fonte: Assessoria de Imprensa da Unimed Porto Alegre

Imprimir