Imprimir
 

Evento realizado pelo Sesc/RS buscou tornar as atividades de praia verdadeiramente inclusivas

Visando tornar as atividades de praia verdadeiramente inclusivas, o Dia da Inclusão foi promovido pelo Sesc/RS no último sábado, 14 de janeiro, e chegou a atender 1,5 mil veranistas na Casa de Praia do Estação Verão Sesc em Tramandaí. Além da programação tradicional da Casa, que já inclui o empréstimo de cadeiras anfíbias e acompanhamento no banho de mar inclusivo, a data foi reservada para ampliar atividades educativas e de lazer para todos os públicos, incluindo pessoas com algum tipo de deficiência. 

“Foi um dia divertido e de aprendizado. Pude ter experiências diferentes, como a handbike, onde pude sair da cadeira de rodas e ter a chance de pedalar e movimentar o corpo. Seria um exercício bom para fazer diariamente”, afirmou André Maia, aposentado aos 33 anos de idade devido a uma lesão medular que ocorreu em 2008. 

As atrações do Dia da Inclusão contaram com circuito sensorial, em que o público teve a chance de vivenciar experiências como a de não ter visão, utilizando uma venda, o uso de cadeiras de rodas em terrenos variados, e ainda aprender palavras em Libras com o auxílio de um painel. No playground inclusivo montado em Tramandaí, houve espaço para as famílias aproveitarem os brinquedos com suporte para cadeiras de rodas. Também foi promovido o esporte paralímpico do vôlei sentado, realizado com o auxílio de atletas ligados ao Instituto Esporte Mais. Cada atividade contou com o acompanhamento de um facilitador para auxiliar na realização e na compreensão das dificuldades que poderiam surgir tanto para pessoas com deficiências quanto para pessoas sem deficiências. A ação foi realizada em conjunto com as Ong’s Caminhadores e MarKulino's RS.  

“Quando estamos realizando projetos como este, o público vem e demonstra que existe demanda e interesse”, avalia a coordenadora de Lazer do Sesc/RS, Melissa Stoffel. Para ela, o Dia da Inclusão é um incentivo para que os esportes e espaços de lazer também sejam planejados pelo viés de quem necessita de adaptação. “Nós realizamos o circuito sensorial, em que a pessoa vivencia experiências como a situação de cegueira e de andar de cadeira de rodas num piso que não é tão legal. Então, no momento em que se vivencia isso, diminuem as diferenças. E para quem tem alguma dificuldade, se ver incluído nesses momentos de lazer é uma realização”, sublinha. Durante a tarde, ainda ocorreram oficinas de surf adaptado, com auxílio da Associação de Surf de Quintão, onde os veranistas puderam aprender sobre o esporte em pequenas ondas. 

O Dia da Inclusão no Estação Verão vai de encontro ao compromisso do Sesc/RS para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), do Pacto Global da ONU, para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras. Em Torres, também foi realizada ação, com uma oficina de surf com alunos da Apae Torres realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e o Corpo de Bombeiros. Além da programação de sábado, as Casas de Praia do Sesc mantêm os banhos acessíveis até o dia 26 de fevereiro, final do Estação Verão Sesc que é realizado com o patrocínio das Farmácias São João e Nívea e apoio das prefeituras municipais em Torres e Tramandaí. A Praia do Laranjal, em Pelotas, também tem atividades do Estação Verão, em parceria com a Prefeitura.

Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Oportunizar mais acesso à cultura, ao esporte, à saúde, ao lazer, à assistência e à educação é a prioridade dos serviços oferecidos pelo Sesc e pelo Senac no Estado. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Comunicação Sesc/RS

Imprimir