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O cenário indica que deve prevalecer a cautela nas decisões de gastos

Conforme avaliação econômica da Fecomércio-RS, a busca por presentes para o Dia dos Pais tende a movimentar alguns segmentos do setor de varejo. Itens de vestuário, calçados, esportivos, ferramentas, equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, segmentos de perfumaria e cuidados pessoais, além do varejo de alimentos e bebidas especializadas são presentes previstos para este ano.

Em comparação ao Dia dos Pais de 2022, marcado pela reabertura completa da economia, que deu impulso às comemorações e a busca por presentes, o cenário em 2023 tende a repercutir em vendas mais contidas. Os dados recentes da Pesquisa Mensal do Comércio (IBGE) mostram um ímpeto de consumo que tem perdido força ao longo dos meses, sobretudo para o consumo de bens não essenciais. O cenário indica que deve prevalecer a cautela nas decisões de gastos, especialmente num cenário de endividamento elevado e inadimplência crescente. Apesar do recente alívio da trajetória da inflação, os juros elevados tornam o crédito caro, inibindo o consumo.

Para o Rio Grande do Sul, os dados da CNC indicam famílias cautelosas, com o último dado disponível para a Intenção de Consumo das Famílias mostrando recuo na confiança e patamar mais baixo no campo pessimista (abaixo dos 100,0 pontos), marcando 77,8 pontos em junho/23; sobre a situação financeira, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência deixa evidente a condição delicada em que muitas famílias se encontram, com 42,4% relatando ter dívidas contraídas para consumo atrasadas em junho.

Diante disso, se por um lado conta positivamente para o consumo das famílias o suporte à renda dado pela retomada da massa de rendimentos do trabalho – com mercado de trabalho que se mostra resiliente após forte recuperação em 2022, aliado ao reforço nas transferências dos programas sociais por parte do governo federal, por outro lado pesam desfavoravelmente a situação financeira das famílias e a baixa confiança para consumir, além dos preços maiores de itens habitualmente procurados para presentear –vestuário masculino (10,39%) e sapato masculino (16,31%).

De acordo com a análise da Fecomércio-RS, os lojistas enfrentarão desafios na venda para os consumidores cautelosos, exigindo planejamento, comunicação assertiva e alinhamento da equipe, além da oferta de condições de pagamento que sejam sustentáveis para o fluxo de caixa do negócio. Entre as dicas dos especialistas está a comunicação com clareza, tanto na vitrine, quanto nas redes sociais, e nas opções que a loja oferece para a data:

- Prepare opções de acordo com seu público-alvo, com sugestões de presentes e kits para todos os orçamentos.

- Em tempos de cautela e finanças pressionadas, os consumidores ficam mais atentos na busca por presentes que cabem no orçamento. Se seus preços são competitivos, tem de ser anunciados, pois podem ser diferenciais importantes. 


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Imprensa da Fecomércio RS

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