Imprimir
 

Uma das capacitações está em andamento e a outra inicia no dia 21/09

Até 21 de setembro, 11 pessoas em privação de liberdade no regime semiaberto do Instituto Penal Irmão Miguel Dario, em Porto Alegre, participam de um curso de Artesanato Sustentável promovido pelo Programa Sesc Envolva-se. As próximas aulas acontecem nos dias 15, 18, 19 e 22 e, no dia 27, os participantes receberão certificados de conclusão em um evento especial, onde haverá exposição dos trabalhos feitos durante a capacitação. A partir dos ensinamentos das artesãs Mara Wollmann e Taiane Wollmann, eles estão aprendendo a transformar resíduos têxteis em produtos artesanais como tapetes, aventais, necessaires e ecobags, entre outros.

Na Penitenciária Estadual de Porto Alegre, também visando, além da redução do impacto ambiental, oportunizar uma alternativa de renda para essas pessoas após cumprirem suas penas, o Sesc promoverá outro curso de artesanato. Serão 10 participantes, que atendem ao critério de renda familiar bruta de até três salários mínimos para se adequarem ao Programa de Comprometimento e Gratuidade, que terão aulas nas quintas-feiras, entre os dias 21 de setembro e 14 de dezembro, quando acontecerá a formatura dos mesmos. As aulas serão ministradas pelas oficineiras Vera Dias e Nathalia Dias.

"A promoção de espaços educativos e de geração de renda não contribuirá apenas para a melhoria na qualidade de vida das pessoas privadas de liberdade, mas também fortalecerá o senso de cidadania, pois ações como esta do Sesc Envolva-se possibilitam um impacto positivo na saúde mental, através de um processo de aprendizagem humanizado", ressalta Nauí Prestes, Estagiária de Serviço Social do Programa Sesc Envolva-se.

O Programa Sesc Envolva-se é uma rede de solidariedade que atua em prol da sustentabilidade ambiental a partir de três pilares: empresas que doam insumos e matéria prima, entidades sociais com artesãos e artesãs que transformamos resíduos em arte e o Sesc/RS, que realiza a mediação entre os parceiros do projeto dando apoio logístico e disseminando conhecimentos a partir de ações educativas e feiras. Somente até agosto deste ano, a iniciativa já garantiu a destinação de mais de 30 toneladas de resíduos no Estado e realizou 17 oficinas criativas, cursos e palestras, atingindo mais de 738 pessoas.

Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Oportunizar mais acesso à cultura, ao esporte, à saúde, ao lazer, à assistência e à educação é a prioridade dos serviços oferecidos pelo Sesc e pelo Senac no Estado. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário. 


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Comunicação Sesc/RS

Imprimir