Imprimir
 

A iniciativa integra a ampliação do projeto Telemedicina, implantado em abril do ano passado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Procempa

Usuárias das unidades de saúde da região Glória, Cruzeiro e Cristal contam a partir de ontem, 23, com exames de ultrassonografia realizados no Centro de Saúde da Vila dos Comerciários. O serviço foi inaugurado no início da tarde pelo prefeito José Fogaça, o secretário municipal da Saúde, Eliseu Santos, e o presidente da Procempa, André Imar Kulczynski. (fotos)

A iniciativa integra a ampliação do projeto Telemedicina, implantado em abril do ano passado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Procempa, permitindo às gestantes a realização do exame em locais mais próximos de suas casas. O serviço possibilita que as ultrassonografias realizadas em diferentes pontos da cidade sejam acompanhadas, remotamente e em tempo real, por médicos do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV). “A Telemedicina é um exemplo de como a tecnologia pode ser aplicada socialmente a serviço da população. Temos muito orgulho de possuir essa tecnologia, investimos muito para chegar até aqui”, explicou Fogaça. (veja o vídeo)

As ultrassonografias são realizadas sempre às segundas-feiras à tarde, com oferta de oito exames semanais. Uma das primeiras beneficiadas com o sistema foi a dona de casa Patricia Demétrio, 28 anos. Em sua segunda gestação, Patricia acreditava que não realizaria o exame pois não teria recursos para uma consulta particular. “Ia esperar nascer para ver o que ia dar”, comentou a gestante que, depois da ultrassonografia, confirmou que espera uma menina.

O mesmo serviço é disponibilizado semanalmente nas unidades de saúde Macedônia (Restinga), Lomba do Pinheiro e no Centro de Saúde Navegantes. Nesses locais, a taxa de absenteísmo, que era alta em função da dificuldade das gestantes para se deslocarem até o local dos exames, caiu em mais de 30 % para a média de 8%. O tempo de espera entre a solicitação e a realização dos exames baixou de aproximadamente quatro meses para menos de 30 dias. A demanda reprimida nestas unidades de saúde foi praticamente zerada.

Viabilizada pela Infovia (rede de fibras óticas do município) e com suporte tecnológico desenvolvido em parceria com a Ufrgs e Ceta-Senai/RS, a Telemedicina possibilita que as ultrassonografias realizadas em diferentes pontos da cidade sejam acompanhadas, remotamente e em tempo real, por médicos do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV).


Autor: Imprensa
Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Imprimir