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Relatório do Ministério da Saúde alerta para risco de epidemia em 2009

Segundo relatório do Ministério da Saúde, 16 Estados brasileiros têm risco de sofrer epidemia de dengue em 2009. O estudo mostra que os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Tocantins, Maranhão, Pará, Amazonas e Roraima podem enfrentar surtos da doença.

Uma das causas são as chuvas mais freqüentes no verão, que propiciam o aparecimento da doença de forma generalizada. Por isso, os hábitos de combate ao mosquito precisam ser intensificados nessa época do ano.
 
Para evitar a epidemia, segundo agentes de saúde, é fundamental não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d'água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
 
O químico responsável das Indústrias Anhembi (fabricante da água sanitária Q'Boa / Super Candida), Celso Miranda, sugere métodos práticos e baratos para a população evitar a dengue.
 
A dica é uma colher de sopa de água sanitária para cada cinco litros de água potável. A solução deve ser  despejada em calhas, ralos, grelhas, tubulação de água pluvial  e pode ser usada também para lavar lajes e borrifar plantas, inclusive as bromélias que acumulam água. Segundo Miranda, os componentes químicos do produto eliminam as larvas e ovos do mosquito Aedes aegypti em até 24 horas.  
 
Versatilidade na limpeza diária
 
A água sanitária é um importante aliado na limpeza diária das residências brasileiras para desinfetar e limpar banheiros, azulejos, roupas e ralos, além disso, a população pode se prevenir, de forma eficaz, prática e barata contra o Aedes aegypti. Muitas pessoas desconhecem que a água sanitária pode ser usada, inclusive, como fungicida em vasos de plantas, desodorizador de utensílios de cozinha e higienizador de frutas e verduras (combate germes e bactérias dos alimentos sem deixar gosto do produto).

Autor: Rose Göbel
Fonte: Tamer Comunicação Empresarial

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