Imprimir
 

Evento, promovido pelo Hospital Moinhos de Vento, contará com dois dias de programação abordando temas como insônia, privação do sono e uso da melatonina

Em celebração ao Dia Mundial do Sono, o Hospital Moinhos de Vento promove o I Simpósio Internacional de Medicina do Sono, reunindo especialistas para discutir abordagens atuais e práticas sobre o tema. O evento será realizado nos dias 28 e 29 de março e é voltado a médicos especialistas, clínicos gerais e acadêmicos de medicina.

O simpósio abordará algumas das questões mais prevalentes na medicina do sono, com foco especial na insônia, um dos principais desafios enfrentados na área, com um turno pré-evento exclusivo sobre o tema. Outro ponto alto será um curso sobre suporte ventilatório não invasivo, que terá a participação do professor Guillermo Montiel (Argentina), especialista na área, cuja relevância cresce globalmente.

A programação contará ainda com palestras e mesas-redondas com especialistas nacionais e internacionais. Um dos destaques será a participação do professor José Cipolla Neto, renomado pesquisador da área da melatonina, que trará uma visão crítica sobre o uso desse hormônio, cada vez mais popular.  O simpósio também discutirá a medicina circadiana, explorando como a luz impacta o sono dos pacientes internados e os desfechos clínicos associados à privação do sono, incluindo efeitos neurocognitivos. 

"Nosso objetivo é proporcionar uma atualização prática e aprofundada sobre medicina do sono, não apenas para especialistas da área, mas também para médicos de outras especialidades que frequentemente precisam reconhecer e manejar distúrbios do sono em seus pacientes", destaca a médica Simone Chaves Fagondes, especialista em sono do Hospital Moinhos de Vento.

O evento, que também será transmitido de forma on-line, será realizado no Auditório Moinhos, localizado na Rua Tiradentes, 333, térreo, bloco B. As inscrições devem ser realizadas pelo site do hospital.

Núcleo de Neurofisiologia 

Inaugurado em abril de 2023, o Núcleo de Neurofisiologia reúne equipamentos de última geração para diagnóstico e monitoramento de distúrbios neurológicos, incluindo exames voltados à fisiologia do sistema nervoso. 

No local, são atendidas pessoas de todas as faixas etárias: de recém-nascidos à terceira idade. Entre os casos recebidos, podem estar indivíduos com distúrbios do sono, como apnéia, assim como crianças que tenham crises convulsivas e múltiplas outras patologias. 

Serviço

I Simpósio Internacional de Medicina do Sono

Quando: 28 e 29 de março 

Onde: Auditório Moinhos (Rua Tiradentes, 333, térreo, bloco B) 

Inscrições: pelo site

Evento híbrido


Autor: Redação
Fonte: Moinhos Critério

Imprimir