O Vozes do Advocacy – Federação de Associações e Institutos de Diabetes e Obesidade realizará no dia 9 de junho às 14h horas, o Fórum Intercâmbio de Soluções em Obesidade, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. A iniciativa vai trazer especialistas na área e figuras públicas para debaterem a Linha de Cuidado e o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), além do cenário da obesidade no país. No dia seguinte, 10 de junho, o Vozes do Advocacy organiza uma atualização dos conhecimentos sobre obesidade das 27 organizações de diabetes, no Hotel Oásis, localizado em Fortaleza, com a colaboração de especialistas da área.
O Fórum Intercâmbio de Soluções em Obesidade é um evento gratuito e aberto ao público, que convida especialistas para falar sobre a temática da obesidade, levando em conta, principalmente, a sua multifatorialidade, resultante de uma combinação de fatores genéticos, ambientais, psicológicos e metabólicos. “Temos a oportunidade de mostrar o cenário preocupante da obesidade e das dificuldades de acesso ao tratamento no país, no Estado do Ceará e no município de Fortaleza. Precisamos também falar sobre o estigma e preconceito e trazer todo o impacto que representam para a saúde da pessoa com obesidade, para que possamos implementar políticas públicas, que diminuam estas questões”, afirma Vanessa Pirolo, presidente do Vozes do Advocacy.
O evento terá dois painéis de conversa. O primeiro, irá abordar Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da obesidade e o cenário da condição no país, com a presença dos representantes: da Atenção Especializada do Ministério da Saúde, do Instituto Obesidade Brasil, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Além disso teremos a participação da Deputada Federal Fernanda Pessoa e da presidente do Vozes do Advocacy Vanessa Pirolo. O segundo painel contará com a presença de: Secretaria de Saúde do Ceará, Secretaria de Saúde de Fortaleza, Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e Deputado Estadual Simão Pedro, incluindo a presença da Presidente da Associação Cearense de Diabéticos e Hipertensos Natasha Rocha e da representante da Voz do Paciente Beatriz Libonatti.
Segundo a previsão do Atlas da Obesidade 2025 da Federação Mundial de Obesidade (WOF) O número de pessoas com obesidade cresce a cada ano:
- Em 2003, 12,2% da população adulta vivia com obesidade;
- Em 2019, esse percentual mais que dobrou, chegando a 26,8%;
- Em 2025, a projeção é que 31% da população adulta esteja com obesidade.
E as perspectivas futuras não são melhores. Até 2030, a obesidade pode aumentar em 33,4% entre os homens e impressionantes 46,2% entre as mulheres. Se nada mudar, até 2044, quase metade da população adulta brasileira (48%) terá obesidade, e outros 27% viverão com sobrepeso – um cenário crítico para a saúde pública.
Vale ressaltar, ainda, a inter-relação entre fatores ambientais e a obesidade, que requer uma atenção especial do poder público. A falta de cuidados com a obesidade nos sistemas de saúde impulsiona as principais doenças não transmissíveis (DCNT), como doenças cardiovasculares, diabetes, cancro, entre outras. O aumento das taxas de obesidade no país exige atenção dos governos, profissionais de saúde e da sociedade.
A iniciativa terá o apoio das marcas: Merck, Medtronic e NovoNordisk.
Serviço:
Fórum Intercâmbio de Soluções em Obesidade
Data: 9 de junho de 2025
Horário: Das 14h às 17h
Local: Assembleia Legislativa do Ceará
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2807, Dionísio Torres - CEP: 60.170-900 - Fortaleza, CE
Sobre o Vozes do Advocacy
Com a participação de 25 associações e de 2 institutos de diabetes, a Federação de Associações e Institutos de Diabetes e Obesidade promove o diálogo entre os diferentes atores da sociedade, para que compartilhem conhecimento e experiências, com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces do diabetes da obesidade e das complicações de ambas, além de promover políticas públicas, que auxiliem o tratamento adequado destas condições no país.
a