Imprimir
 

Foram avaliadas quatro marcas de cigarro – Camel, Kool Filter Kings, Lucky Strike Original e Marlboro

Além de ser composto de centenas de produtos químicos prejudiciais à saúde – como todos sabem –, o cigarro pode conter diversas bactérias causadoras de doença, segundo estudo da Universidade de Maryland, nos EUA. O exame do DNA de quatro marcas de cigarro – Camel, Kool Filter Kings, Lucky Strike Original e Marlboro – mostrou que “os cigarros comercialmente disponíveis testados estavam surpreendentemente cheios de bactérias”, incluindo algumas associadas a infecções nos pulmões, sangue e de origem alimentar.

Entre as bactérias encontradas, os cientistas destacaram a Acinetobacter (associada a infecções no sangue e nos pulmões), bacilos (alguns tipos associados com intoxicação alimentar), Burkholderia (algumas cepas associadas a infecções respiratórias), Clostrídio (infecções pulmonares e intoxicações alimentares), Klebsiella (infecções diversas, incluindo sangue e pulmões) e Pseudômonas aeruginosa (responsável por 10% das infecções hospitalares).

“Se esses organismos podem sobreviver ao processo de fumar – e nós acreditamos que eles podem –, então, eles poderiam contribuir para doenças infecciosas e crônicas em fumantes e naqueles expostos à fumaça do tabaco”, destacam os pesquisadores. Agora, eles pretendem continuar as pesquisas para verificar se essas bactérias podem contribuir diretamente para as doenças associadas ao tabagismo.

 


Autor: Redação
Fonte: Boa Saúde

Imprimir