Na próxima sexta-feira, 22 de agosto, toma posse a nova diretoria do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), que irá comandar a entidade no triênio 2025-2028. A solenidade ocorrerá na sede do Sindicato (Av. Praia de Belas - nº 1212 sala 1201/12º andar), em Porto Alegre, às 19h30.
A chapa, liderada pelo atual presidente Oswaldo Dalpiaz, foi reeleita com 175 votos válidos em eleição realizada no dia 12 de agosto. Pela primeira vez, o processo foi totalmente online. Dalpiaz está à frente do Sindicato desde 2022 e agora inicia seu segundo mandato. Dos 14 integrantes da diretoria, seis são novos no grupo. Ao lado do presidente Dalpiaz estará Nestor Raschen e Jorge Augusto Feldens como 1º e 2º vice-presidentes, Celassi Dalpiaz e Ana Beatriz Gorgen Poppe como 1ª e 2ª secretárias, e Carlos Roberto Milioli e André Sträher como 1º e 2º tesoureiros (confira abaixo todos os integrantes).
A proposta central da nova diretoria é valorizar a trajetória histórica do Sindicato, ao mesmo tempo em que responde aos desafios atuais e futuros da educação. A atuação terá como base duas frentes: fortalecer a presença junto às instituições associadas, com suporte técnico e formativo, e ampliar a representação do SINEPE/RS na sociedade, em diálogo com órgãos públicos e entidades parceiras como Undime, Uncme, Seduc, CEEd/RS e Famurs.
Segundo Dalpiaz, os próximos anos serão de aproximação ainda maior com os associados. "O que nós temos pela frente é essa política de poder atender, cada vez mais e melhor, as nossas associadas e, ao mesmo tempo, buscar um entrosamento também com as entidades que estão ligadas à Educação", afirma.
O presidente reeleito também destaca a importância da inovação pedagógica e da qualificação permanente. "Seguiremos propondo momentos de capacitação para gestores, diretores e professores. A inteligência artificial, as novas metodologias e as descobertas da neurociência oferecem grandes oportunidades. Nosso compromisso é preparar as pessoas que fazem o processo de ensino e aprendizagem", projeta.
Outro ponto de atenção será a valorização do ensino técnico e profissionalizante e o fortalecimento das instituições de Ensino Superior, que enfrentam desafios como a queda nas matrículas e a concorrência do ensino a distância. "Somos contra um EAD que sirva apenas para matricular alunos sem compromisso sério com a formação. A maioria das instituições privadas realiza um trabalho consistente, e nosso papel é apoiar esse esforço", ressalta Dalpiaz.
O ensino privado do Rio Grande do Sul reúne hoje cerca de 1.200 instituições, com aproximadamente 880 mil alunos e 41 mil professores.
Chapa eleita para a gestão 2025-2028 do SINEPE/RS
Presidente: Oswaldo Dalpiaz
1º Vice-Presidente: Nestor Raschen
2º Vice-Presidente: Jorge Augusto Feldens
1ª Secretária: Celassi Dalpiaz
2ª Secretária: Ana Beatriz Gorgen Poppe
1º Tesoureiro: Carlos Roberto Milioli
2º Tesoureiro: André Sträher
Suplentes
Hilário Bassotto
Bruno Eizerik
Inácio Reinehr
Osvino Toillier
Flavio Carlos Barro
Luciano Da Rosa Barrachini
Nadia Maria Silvestri Gonçalves
Conselho Fiscal – Titulares
Frederico Lobato Arend
Lauro Francisco Hochscheidt
Rafael Ritter Medeiros
Conselho Fiscal – Suplentes
Antonio Pedro Dreyer
Guilherme Isensee Andrade
Sergio Stringhini
Delegados Representantes
Titulares: Oswaldo Dalpiaz e Nestor Raschen
Suplentes: Jorge Augusto Feldens e Bruno Eizerik