Alinhada com o tema da Federação Internacional de Diabetes e Acesso aos Cuidados do Diabetes, a Associação dos Diabéticos de Santa Bárbara D´Oeste (ADSB) realizará, no dia 14 de novembro, das 8h às 12h e das 13h às 16h, atividades educativas no Terminal Central de Santa Bárbara D´Oeste. A ETEC Professor José Dagnoni Curso Técnico de enfermagem fará um varal sobre Diabetes.
Também durante o mês de novembro, a ADSB fará palestras sobre a terceira idade e diabetes em sua sede, além de distribuir material educativo sobre diabetes e hipertensão arterial, além de conceder entrevistas em rádios e enviar ofícios a igrejas, para que possam participar das atividades.
Durante o mês do diabetes, a Associação solicitou que as fachadas dos prédios públicos da cidade sejam iluminadas de azul para sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do diabetes.
Além disso, pensando em melhorar a adesão ao tratamento do diabetes e assim prevenir as complicações da condição, o Vozes do Advocacy com Associação dos Diabéticos de Santa Bárbara D´Oeste (ADSB), em parceria com a Secretaria de Saúde de Santa Bárbara D´Oeste, farão o projeto Educar para Salvar, que consiste em uma atualização dos conhecimentos sobre diabetes dos profissionais de saúde do SUS, no dia 7 de novembro.
Das 8h às 12h, a capacitação será voltada para os profissionais de saúde. Das 13h às 16h, será direcionada para agentes comunitários. As capacitações serão no Salão Azul, na Secretaria de Educação de Santa Bárbara D´Oeste e abordarão: diabetes, retinopatia diabética e vacinação. Nesta edição, o projeto conta com o apoio das empresas: Amgen, AstraZeneca, Bayer, Roche e GSK.
Também está em lançamento na semana do dia 27 de outubro a Campanha junto com o Vozes do Advocacy: “Lipodistrofia: o corpo que reclama” para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e alertar sobre o impacto à saúde causado pelo tratamento não adequado da doença, além de abordar o preconceito que as pessoas com a condição enfrentam.
A condição é caracterizada pela incapacidade do organismo de manter o tecido adiposo subcutâneo, o que pode levar ao desenvolvimento de outras doenças como diabetes, esteatose hepática, complicações renais, cardiomiopatia, hipertensão e pancreatite, além de depressão devido ao estigma causado pela alteração das feições e do corpo.
O minidocumentário está em veiculação nas redes sociais das organizações e no site da campanha https://campanhalipodistrofia.com.br/. A iniciativa tem parceria da Chiesi.
Para a realização destas ações do Novembro Azul, a ADSB conta com o apoio de: Vozes do Advocacy, Roche, Dassette, Servier, Libbs, NovoNordisk, Boston Scientific, Vantive e Alliance Pharma.
Sobre o Dia Mundial:
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo. Celebrado em 14 de novembro, é visto como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes. A data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.
O símbolo do Dia Mundial do Diabetes é um círculo azul que simboliza a união. A IDF buscou um formato simples para facilitar a reprodução e o uso para as pessoas que quisessem dar apoio à campanha. Esta data também é marcada com a iluminação em todo o mundo de monumentos e construções de destaque na mesma cor. O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que simboliza também a união entre os países. Neste dia, é estimulado o uso de roupas na cor azul, cor símbolo da campanha.