Imprimir
 

O estudo foi recentemente publicado na revista científica Diabetes/Metabolism Research and Reviews

A síndrome metabólica – conjunto de fatores de risco para doenças cardiovasculares – é um fator preditor para o desenvolvimento de depressão, segundo estudo recentemente publicado na revista científica Diabetes/Metabolism Research and Reviews. De acordo com os autores, entre os fatores que caracterizam a síndrome, a circunferência abdominal é o que mais contribui para essa associação.

No estudo, os pesquisadores acompanharam 956 funcionários de uma empresa japonesa (idade média de 42,7 anos), para avaliar a associação entre a síndrome metabólica e o surgimento de depressão e ansiedade. Esses transtornos foram avaliados em dois anos consecutivos através de um questionário de perfis de estados de humor e através de consultas clínicas utilizando-se os critérios do DSM-IV.

A partir das análises, foi observada uma relação positiva entre a presença de síndrome metabólica no início do estudo e o surgimento de um novo quadro de depressão no ano subsequente (OR 2,14). Dos cinco componentes avaliados da síndrome, apenas a circunferência abdominal esteve significativamente relacionada com o surgimento de depressão (OR 2,08). Além disso, houve uma tendência positiva significativa de associação entre o número de componentes da síndrome e o surgimento de depressão (tendência de p<0,01), mas não entre a síndrome metabólica e o surgimento de ansiedade.

Fonte: Diabetes/Metabolism Research and Reviews. Volume 25, Issue 8, 2009. Pages 762-767


Autor:
Fonte: Bibliomed

Imprimir