Imprimir
 

O objetivo é buscar um padrão de qualidade para os programas de promoção da saúde e prevenção de doenças

As operadoras de planos privados de assistência à saúde poderão contratar instituições acreditadoras. Instrução normativa da Agência Nacional de Saúde (ANS) com a autorização foi publicada nesta quarta-feira (9/12) no Diário Oficial da União. O objetivo é buscar um padrão de qualidade para os programas de promoção da saúde e prevenção de doenças.

A ANS quer estimular, com isso, as operadoras a utilizarem o Manual de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças na Saúde Suplementar. A intenção é tornar mais simples o processo de aprovação, pela agência, dos formulários de cadastramento de programas previamente acreditados. A acreditação é um processo de avaliação que busca dar credibilidade e transparência às ações de um prestador de serviço, por exemplo.

Como os métodos de avaliação de acreditação preveem estabelecer indicadores em saúde voltados para melhorar a qualidade do cuidado ao paciente, a ANS espera que, ao passar por este processo, as operadoras consigam melhorar o desempenho das atividades no que diz respeito à promoção da saúde e à prevenção de doenças.

As operadoras interessadas em realizar programas de melhoria no atendimento aos usuários devem se cadastrar no site da ANS.


Autor: Agência Brasil
Fonte: Correio Braziliense

Imprimir