Imprimir
 

O estudo sueco foi publicado na revista científica Acta Oto-Laryngologica

Além dos benefícios para o meio ambiente, os vinhos produzidos através de métodos ecológicos geram menos resposta obstrutiva nasal do que a bebida engarrafada tradicionalmente, segundo estudo sueco publicado na revista científica Acta Oto-Laryngologica.

Os pesquisadores compararam os sintomas nasais após a ingestão de três tipos diferentes de vinhos – um produzido ecologicamente e dois produzidos tradicionalmente – em pessoas com relato de sintomas nasais após a ingestão de vinho tinto. Os participantes foram submetidos à ingestão duplo-cego, controlada e randomizada dos vinhos, e os sintomas nasais e o pico de fluxo expiratório nasal (PNIF) foram monitorados antes e após 15, 30, 45 e 60 minutos da ingestão da bebida.

De acordo com os especialistas, todos os tipos de vinho produziram sintomas nasais, com destaque para a obstrução nasal. Porém o vinho ecológico esteve associado com uma menor obstrução nasal, em comparação com os outros dois vinhos, que não apresentaram diferença entre si. "Os indivíduos com relato de sintomas nasais após ingestão de vinho tinto apresentam uma menor resposta obstrutiva ao vinho produzido ecologicamente do que ao vinho engarrafado tradicionalmente", concluíram os autores.

Fonte: Acta Oto-Laryngologica. Volume 129, Issue 1, Nov 2009. Pages 1232-1236


Autor:
Fonte: Bibliomed

Imprimir