Imprimir
 

O estudo será publicado na edição de março do próximo ano da revista Alcoholism: Clinical & Experimental Research

Os fatores genéticos que levam as pessoas a consumir bebidas alcoólicas podem ser os mesmos associados ao uso da maconha, segundo estudo que será publicado na edição de março do próximo ano da revista Alcoholism: Clinical & Experimental Research. Avaliando dados de mais de 2,7 mil grupos de gêmeos idênticos com idades entre 24 e 36 anos, cientistas americanos encontraram poucos fatores ambientais em comum influenciando o uso de álcool e de maconha, mas significativa coincidência de fatores genéticos.

Resultados de estudos anteriores indicavam que entre 50% e 60% da variância na dependência de álcool poderia ser explicada por fatores genéticos, e os genes também cumpririam um papel importante na dependência da maconha e outras drogas. O novo estudo, por sua vez, concluiu que até 60% da variância no uso de álcool e maconha e na dependência da maconha poderiam estar relacionadas aos genes.

De acordo com os autores, os resultados indicam que “há muitos genes trabalhando juntos”, cumprindo um papel no abuso de substâncias. Agora, estão sendo feitos outros estudos para identificar genes específicos que podem participar da propensão ao uso e abuso de drogas diversas.


Autor: Leandro Perché
Fonte: Boa Saúde

Imprimir