Imprimir
 

O estudo irá analisar os dados de saúde em cerca de 1 milhão de nascimentos nos Estados Unidos no período de 2001 a 2007

De que modo os medicamentos afetam a gravidez? Esta é uma pergunta que fica ainda sem uma resposta concreta. Apenas nos Estados Unidos, duas em cada três mulheres tomam medicamentos durante a gestação. Entretanto, uma boa parte dos medicamentos disponíveis no mercado não tem os seus efeitos bem determinados durante a gravidez.

Os dados da ação de medicamentos durante a gravidez advêm, principalmente, de duas fonte: estudos animais, e dados dos próprios fabricantes das drogas.

Agora, finalmente, está sendo lançado nos Estados Unidos o Medication Exposure in Pregnancy Risk Evaluation Program (MEPREP). O programa é uma colaboração entre o FDA (Food and Drug Administration), Kaiser Permanente, da Universidade Vanderbilt, e de um consórcio de planos de saúde chamado Research Network Center for Education and Research in Therapeutics (gerido pela Universidade de Harvard).

O estudo irá analisar os dados de saúde em cerca de 1 milhão de nascimentos nos Estados Unidos no período de 2001 a 2007. A idéia é reunir informações sobre todos os medicamentos prescritos para as mulheres grávidas e para procurar efeitos para a saúde e os resultados do parto.Os resultados deste estudo irão fornecer informações valiosas para pacientes e médicos quando precisarem tomar decisões acerca do uso de medicamentos durante a gravidez.

Fonte: FDA, news release. FDA web site.


Autor:
Fonte: Boa Saúde

Imprimir