Imprimir
 

Agentes de combate à dengue estão percorrendo diversos bairros de Porto Alegre-RS

Agentes de combate à dengue estão percorrendo os bairros Petrópolis, Bom Jesus, Partenon, Cavalhada, Jardim Itu-Sabará e Menino Deus de Porto Alegre. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão visitando todos os domicilíos e orientando os moradores na prevenção das larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

A única forma de transmissão da doença é por meio da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada pelo vírus da dengue. Não há transmissão através do contato direto de um doente ou de suas secreções com uma pessoa sadia. O vírus também não é transmitido através da água ou alimento.

A transmissão nos mosquitos ocorre quando ele suga o sangue de uma pessoa já infectada com o vírus da dengue. Após um período de incubação, que inicia logo depois do contato do mosquito com o vírus e dura entre oito e 12 dias, o mosquito está pronto para transmitir a doença.

Sintomas - Normalmente, nos seres humanos, os sintomas da dengue aparecem de cinco a seis dias após a picada infectante. Mas, o vírus pode permanecer em incubação durante um período de três a 15 dias. As pessoas que estiverem com dengue devem usar repelentes, mosquiteiros ou outras formas de evitar picadas de um novo mosquito Aedes aegypti. Assim, é possível interromper a cadeia de transmissão do vírus.

Como evitar a dengue

Geralmente as larvas são encontradas em vasos e pratos de plantas, latas, garrafas, pneus, e embalagens em geral jogadas no pátio, calhas e ralos sujeitas à retenção da água da chuva, além de utensílios utilizados para armazenamento de água para consumo doméstico, animal, lazer e outros. Então, para evitar a proliferação do mosquito vetor é necessário: retirar os pratos dos vasos de plantas ou enchê-los até a borda com areia; eliminar todos os materiais que não têm serventia do pátio; colocar telas milimétricas (malha de 1mm entre nós) nos ralos; fazer limpeza semanal das calhas e manter bem vedados os recipientes com armazenamento de água para consumo. Portanto, na ocorrência de chuvas, as pessoas devem intensificar os cuidados para evitar o acúmulo de água nesses recipientes.


Autor: Imprensa
Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Imprimir