Imprimir
 

II Encontro de Educação Permanente em Saúde vai até o dia 19 de fevereiro

O II Encontro Estadual de Educação Permanente, promovido pela Escola de Saúde Pública, da Secretaria Estadual da Saúde que ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de março já conta com a participação de 118 profissionais e 30 trabalhos científicos inscritos.

A data limite para o envio por correio eletrônico dos resumos será 19 de fevereiro de 2010. O trabalho deverá informar autor ou autores, apresentadores e co-autores, se for o caso. A comissão, após análise do resumo, enviará resposta por e-mail ao autor sobre seu aceite ou não, até o dia 12 de março de 2010.

A previsão, segundo a Comissão Organizadora é de que o evento atraia mais de 350 pessoas, das quais muitas de outros estados brasileiros.

Esse II Encontro, conforme a Diretora da Escola e professora, Sandra Vial busca a consolidação de um processo democrático e descentralizado de constituição das Comissões de Integração Ensino-Serviço (CIES). E, a partir deste ano, a articulação com o ParticipaSUS, no qual a ESP/RS via NURESC- Núcleo Regional de Educação em Saúde Coletiva, tem como objetivo fomentar atividades locorregionais, bem como apoiar a efetivação da CIES Estadual. "Na verdade, explica Sandra, nosso propósito é o de disseminar e valorizar um processo em construção há alguns anos no estado".

A política de Educação Permanente em Saúde no país, de acordo com a nova proposta da portaria GM/MS 1996/07, tem a sua trajetória no Rio Grande do Sul baseada na aprendizagem significativa no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das pessoas e das organizações e na possiblidade de transformar as práticas profissionais. Ela pode ser entendida como aprendizagem-trabalho que é construída a partir da manifestação dos problemas reais, levando-se em consideração os conhecimentos e experiências adquiridas.

O evento conta também com a participação da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde-SGTES, Departamento Gestão da Educação Saúde-DEGES e Ministério da Saúde, desde 2007, nas atividades voltadas à Educação Permanente em Saúde


Autor: ASCOM
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde do RS

Imprimir