Imprimir
 

Saúde pública obteve melhoria de 106% na opinião dos gaúchos

A Pesquisa de Satisfação sobre a Qualidade dos Serviços Públicos, realizada anualmente pelo Governo do Estado para aferir a opinião e o grau de satisfação dos gaúchos em relação à questão, apontou melhoria de 106% na área da saúde, nos últimos três anos. De um total de mais de 15 mil formulários enviados pelos Correios e mais de 3 mil por e-mail, retornaram preenchidos 2056 questionários, de 329 municípios do RS. A avaliação busca contribuir para a melhoria da gestão das políticas públicas e para a crescente qualificação dos serviços prestados à sociedade.

O percentual de satisfeitos e muito satisfeitos aumentou de 17,8% para 36,7% neste período, entre os usuários do SUS. A pesquisa mostrou que a sociedade deseja mais e melhores serviços, contudo, percebe que há evolução e melhora na qualidade das ações. A consulta mede resultados de ações de promoção e proteção à saúde: vigilância sanitária; produção, distribuição e controle de insumos críticos para a saúde, em especial os produtos farmacêuticos, sangue e hemoderivados; informação em saúde e formação profissional, entre outras competências da Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Na saúde pública, os itens com maiores índices de satisfação são vacinação, consulta médica -Clínica Geral e Exames Laboratoriais (sangue e outros) quanto ao tempo de espera, totalizando 83%. 57,5% e 53,8%, respectivamente, nos conceitos muito satisfeito e satisfeito. Os resultados da Votação de Metas da Saúde Pública demonstram que o ritmo de melhora proposto foi aprovado pela maioria dos respondentes da pesquisa. O indicador proporção de nascidos vivos de mães com sete ou mais consultas de pré-natal , obteve 83% de aprovação.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde

Imprimir