Imprimir
 

Reduzir em até 50% o tempo de formação de um médico altamente especializado é o objetivo do programa

Encontrar precocemente pessoas com vocação para a pesquisa e reduzir em até 50% o tempo de formação de um médico altamente especializado. Esses são os principais objetivos do inovador edital para doutorado em Pesquisa Médica lançado em 2009 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no qual a PUCRS foi a única Instituição de Ensino Superior privada contemplada no País, conquistando quatro bolsas.

A professora Magda Lahorgue Nunes, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde, comemora o resultado. "É uma iniciativa totalmente inédita da Capes para reduzir a longa formação na área médica." Ela acrescenta que o grande propósito é "formar pesquisadores com um olhar translacional, que saibam traduzir as investigações de bancada em novidades para a área clínica, propondo soluções que se apliquem às necessidades dos pacientes", explica.

A nova proposta de formação entra em vigor em março de 2010, e os primeiros selecionados ingressarão no doutorado no 5º ano do curso, em paralelo com o início das disciplinas práticas. Os requisitos para a inscrição levaram em conta a atuação por dois anos como bolsista de iniciação científica, uma publicação (mesmo como coautor), média igual ou superior a oito ao longo do curso, e estar no 9º semestre.

Atualmente a obtenção do título de doutor em Medicina pode levar até 16 anos, somando seis de graduação, de dois a quatro de residência - de acordo com a especialidade -, dois de mestrado e quatro de doutorado. "A partir de agora, poderemos formar um doutor especialista em oito anos", ressalta a coordenadora.


Autor: Assessoria de Comunicação Social - ASCOM
Fonte: PUCRS

Imprimir