Imprimir
 

O estudo é americano e foi publicado no Journal of Clinical Oncology

A acupuntura - milenar terapia chinesa com agulhas - pode ajudar a amenizar as dores e a rigidez nas articulações que frequentemente acompanham o tratamento do câncer de mama, segundo estudo americano publicado no Journal of Clinical Oncology. A pesquisa com 43 mulheres com câncer de mama que relatavam dores articulares por causa do tratamento com inibidores de aromatase mostrou que a acupuntura reduzia significativamente as dores.

De acordo com os autores, as duas semanas de tratamento com a acupuntura pareceu melhorar o bem estar físico da maioria das participantes e reduzir a necessidade de uso de medicamentos contra a dor em 20% das pacientes com câncer de mama. Por outro lado, o grupo submetido a uma falsa acupuntura - com inserção superficial de agulhas em pontos não reconhecidos pela terapia - não apresentou melhora.

“Desde que os inibidores de aromatase se tornaram uma opção de tratamento mais popular para algumas pacientes com câncer de mama, objetivamos encontrar uma opção não-farmacológica para controlar as questões articulares que eles frequentemente trazem, melhorando, assim, a qualidade de vida e reduzindo a propensão de as pacientes interromperem esse tratamento com potencial de salvar vidas”, destacou o pesquisador Dawn Hershman.


Autor: Leandro Perché
Fonte: Boa Saúde

Imprimir