Imprimir
 

Hospital de Caridade de Ijuí passa a ser referência em cardiologia

O Hospital de Caridade de Ijuí recebeu ao final do ano passado habilitação como referência na área de cardiologia. Ele atenderá uma área de 82 municípios da macrorregião missioneira. Apesar de já estar funcionando há cerca de um mês, a inauguação oficial do setor na instituição ocorre nesta sexta-feira, com as presenças do secretário de Saúde, Osmar Terra, e da governadora Yeda Crusius. Por mês, os respasses para o atendimento na área tem orçamento inicial de R$ 227.696,92. Em um ano isso representa mais de R$ 2,7 milhões investidos pelo Estado no hospital.

Para receber competência, o hospital recebeu recursos do Estado para a ampliação de suas unidades, aquisião de novos equipamentos e contratação de novos profissionais. O investimento faz parte do Programa Estruturantes - Saúde Perto de Você, que tem como meta descentralizar os atendimentos em especialides. Antes, os pacientes da região precisavam se descolar para centros de referência em Passo Fundo (distante 170 quilômetros) ou Porto Alegre (a 400 Km).

O Hospital de Caridade recebeu do Ministério da Saúde a habilitação para os serviços de alta complexidade em cirurgia vascular e serviço de assistência de alta complexidade em procedimentos intervencionistas.

Procedimentos realizados pelo Hospital de Caridade de Ijuí:
- cirurgia cardiovascular
- cateterismo cardíaco
- angioplastia coronariana
- consultas
- eletrocardiograma
- ecocardiografia transtorácica
- ecocardiografia transesofágica
- Holter
- Teste ergométrico
- laboratório clínico
- Raio-X
- ultrassonografia
- arteriografias/angiografias/aortografias.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul

Imprimir