Imprimir
 

Meta chega aos servidores da saúde no Alto Uruguai


Em Frederico Westphalen e em Palmeira das Missões, na região do Alto Uruguai, os servidores de carreira da 19ª e 15ª Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) ouviram, atentos, as informações sobre o andamento do Plano de Cargos e Carreiras (PCCs) da Saúde,  discutido na SES desde 2006 e encaminhado à Assembléia Legislativa esta semana, pela Governadora Yeda Crusius, que inclui a dedicação exclusiva à saúde pública e garante adicional de 100% no salário nos próximos cinco anos.

O detalhamento do PCCs foi um dos pontos abordados pela diretora Administrativa da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Neusa Kempfer, ao falar sobre a reestruturação no plano de 1986, que envolveu mais de 30 comissões setorias de trabalho das coordenadorias e do nível central, em Porto Alegre. Em Frederico Westphalen, vereadores de vários partidos permaneceram para ouvir as informações.


Modernizando a casa

O objetivo principal da visita foi explanar o PCCs e  entregar equipamentos e móveis da Meta de Modernização Administrativa, implantada na gestão do secretário Osmar Terra. Em Frederico, 141 itens, e em Palmeira das Missões, 59 equipamentos e móveis foram entregues nessa última etapa. Enquanto essa coordenadoria passou de 12, antes do Plano Diretor de Informática, para 43 computadores hoje; em Frederico Westphalen, o investimento precisou ser maior ainda, passando de oito para 42 máquinas.

Frederico Westphalen

Segundo o delegado regional da 19ª CRS, Fernando Panosso, quando assumiu, encontrou apenas um computador com acesso à internet e faltavam até cadeiras para os servidores trabalhar, o que o obrigou a fazer um empréstimo em instituições da comunidade.

“Hoje, além de um completo auditório recebido em 2009 para as capacitações e reuniões com os gestores dos 28 municípios que atendemos, recebemos mobiiário suficiente e 15 computadores, que serão ligados à internet, em banda larga 24h, terminando com a falta de agilidade ao sistema de envio de dados diários à SES e ao Ministério da Saúde, o que nos permite agir rapidamente em toda região”, explicou Panosso, ao que complementou a diretora Neusa:

- O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, leva mais de um ano para fechar todas as informações sobre a Mortalidade Infantil, por exemplo, enquanto o secretário Osmar Terra recebe as informações semanalmente dos servidores das Coordenadorias, o que o permite reunir a equipe e gestores municipais e desencadear ações rápidas em benefício da saúde pública, disse Neusa Kempfer.


Palmeira das Missões

Em Palmeira das Missões, o delegado da 15ª CRS, Paulo Fernandes, ao comemorar o salto de qualidade com os novos equipamentos, comparou o período em que a Coordenadoria possuía apenas dois computadores em rede discada e elogiou a determinação da Secretaria ao destinar R$ 270.000,00 para compra da sede própria da coordenadoria, melhorando ainda mais o ambiente de trabalho e acabando com o alto custo do aluguel.


Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde do RS

Imprimir