Imprimir
 

Novo protocolo para atendimento em traumato e ortopedia deve reduzir demanda reprimida

O novo protocolo para o atendimento aos casos média e alta complexidade em traumato e ortopedia foi apresentado na tarde de hoje (30/3) em reunião promovida pelo Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA), através da Central Estadual de Regulação Hospitalar, com os hospitais que compõem a rede estadual. Trazendo novidades que ajudarão a diminuir a demanda reprimida em cirurgias na área, o modelo entrará em operação a partir de maio, quando o Estado será responsável pelas marcações das cirurgias.

Na oportunidade, também foi apresentado pelo coordenador da regulação, Eduardo Elsade, a proposta do Estado para os serviços sob gestão estadual. A sugestão é que, a partir de maio de 2010, os hospitais reservem uma oferta de 25% da sua agenda de cirurgias (com o limite de 20 procedimentos) para marcações feitas pela central. O restante dos procedimentos previstos em legislação serão agendados pelos estabelecimentos de saúde, conforme necessidade. Para o segundo semestre, também será solicitado a oferta de três consultas eletivas mensais por internação cirúrgica de traumato e ortopedia.

O serviço de atendimento em média e alta complexidade de traumato e ortopedia no Estado é composto por 43 hospitais (20 em média complexidade e 23 em alta). Sob gestão estadual são 29 (19 de média e 10 de alta). Em 2009, foram realizados no Estado 33.349 cirurgias de média complexidade e 4.748 de alta.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde do RS

Imprimir