Imprimir
 

Inibidores Hsp 90 serão usados como tratamento adicional atuando como anti-inflamatório em casos de inflamações crônicas

Segundo pesquisadores da Faculdade de Medicina da Geórgia, EUA, novos medicamentos que estão ajudando a combater o câncer podem ser usadas no tratamento de doenças cardiovasculares.

De acordo com John Catravas, os inibidores Hsp 90 (do inglês heat shock protein 90 inhibitors) podem ser algumas das melhores drogas anti-inflamatórias que se conhece. O novo medicamento será usado como tratamento adicional, atuando como anti-inflamatório em casos de inflamações crônicas.

Inflamações rápidas ajudam a combater infecções, mas se tornam problemáticas quando são crônicas ou graves. Se a inflamação aguda provoca a contração de células endoteliais (que revestem as paredes dos vasos sanguíneos), o sangue e o fluído podem vazar para o tecido, causando a síndrome do desconforto respiratório agudo, uma situação particularmente perigosa para os pulmões.

O pesquisador Catravas pondera que 50% dos pacientes diagnosticados com a síndrome do desconforto respiratório agudo morrem, porque suas células endoteliais foram danificadas. Ele e seus colegas mostraram que os inibidores da hsp90 podem bloquear essa contração celular.

A pesquisa destaca que as complicações acontecem quando inflamações crônicas provocam a proliferação de células da musculatura lisa dentro das paredes dos vasos sanguíneos, levando tecidos lisos e flexíveis a se tornarem grossos e duros.


Autor: Redação
Fonte: iSaúde

Imprimir