Imprimir
 

Pesquisa sobre o tema vai entrevistar e examinar 5 mil gaúchos

Entre os dias 7 e 21 de abril, cinco mil gaúchos serão visitados em casa por equipes da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal. A investigação é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde e vai avaliar as condições de saúde bucal da população. 

O público-alvo são pessoas nas faixas etárias de 5, 12, 35 a 44, e 65 a 74 anos. As equipes visitarão 13 municípios: Alegrete, Bagé, Carazinho, Erval Grande, Ibirubá, Gravataí, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Sinimbu, Santo Antônio da Patrulha e Teutônia.

Uma das questões avaliadas é o acesso aos serviços de saúde bucal. A primeira pesquisa sobre o tema realizada no Estado, entre 2002 e 2003, revelou que 96,63% dos entrevistados foi ao dentista ao menos uma vez na vida. A última consulta havia ocorrido há menos de um ano para 50,08%, enquanto para 26,65% a consulta havia sido feita há mais de três anos. O serviço público foi procurado por 51,1%, percentual que é maior entre os jovens e menor entre os idosos.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde

Imprimir