Imprimir
 

Dados de fechamento do ano, segundo a assessoria de imprensa do IESS, devem ser divulgados em maio

Os custos médico-hospitalares apresentaram alta acima da inflação até setembro de 2009, segundo informações do IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar).

De acordo com o levantamento, o VCMH (Variação de Custos Médico-Hospitalares) no período de 12 meses encerrados em setembro do ano passado, em relação aos 12 meses anteriores, foi de 12,5%, 7,1 ponto percentual maior do que a variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) apurado no mesmo período, 5,4%.

Frequência
Dentre os motivos responsáveis pela alta, o IESS aponta o constante aumento na frequência de utilização dos procedimentos como o principal impulsionador da variação registrada. Nas consultas, por exemplo, a frequência aumentou de 4,1% até o nono mês de 2008 para 4,7% no mesmo período do ano passado.

Além da frequência, a entidade afirma que o reajuste dos preços das consultas pagas pelas operadoras aos médicos, de 7,1% no período analisado, também contribuiu para a alta do indicador, assim como o aumento nas despesas com internações, que no ano passado cresceu 12,6%, ante 9% apurados um ano antes.

Por fim, explica a entidade, a idade da população também influencia o cálculo do VCMH. Neste caso, nos primeiros nove meses de 2009, notou-se aumento de 0,3 ponto percentual na participação da faixa etária de 24 a 33 anos; e de 0,7 p.p. nos clientes com mais de 59 anos. As duas faixas são consideradas críticas por concentrarem grande número de mulheres em idade fértil e de pessoas com maior prevalência de doenças crônicas, que acabam consumindo mais os serviços de saúde.


Autor: Gladys Ferraz Magalhães
Fonte: Infomoney

Imprimir