Imprimir
 

Entidade comemora dez anos de Hospital Amigo da Criança

O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) completa, neste ano, uma década do recebimento do título de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde. Na terça-feira, 6 de abril, será realizada solenidade comemorativa. O evento ocorrerá às 9h30, no saguão principal do hospital (avenida Independência, 661) e abrirá o 22º curso de aleitamento materno do HMIPV.

Para receber o título, é necessária a implantação dos dez passos para o sucesso do aleitamento materno. A adoção das rotinas é vistoriada pelo Ministério da Saúde anualmente (nos primeiro cinco anos) e duas vezes por ano (dos cinco anos em diante). Outros quatro hospitais têm o título em Porto Alegre: Hospital de Clínicas, Santa Casa, Fêmina e Conceição.

O HMIPV é referência, no município e para a grande Porto Alegre, no atendimento a gestantes de alto risco. Por essa razão, 35% dos recém-nascidos são prematuros ou nascem com outras situações que necessitem de cuidados especiais imediatos, impedindo ou dificultando a amamentação logo após o nascimento. Apesar disso, 65% das crianças que nascem no hospital recebem o leite materno na primeira hora de vida. Setenta por cento dos partos realizados no hospital são normais.

Comitê

A coordenadora do Comitê de Aleitamento Materno do HMIPV, Maria Inês Voigt, explica que a capacitação de todos os profissionais é uma das condições para manter o título de Hospital Amigo da Criança. "Nestes dez anos, com certeza contribuímos muito para elevar as estatísticas de qualidade de vida de nossas crianças. Além de toda a nossa prática de proteção, promoção e incentivo ao aleitamento materno junto às mães e seus familiares, atuamos na qualificação profissional, tanto dos servidores do HMIPV, quanto dos médicos residentes e alunos de várias escolas técnicas e universidades que desenvolvem seus estágios curriculares em nossa instituição", explica.
 


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde

Imprimir