Imprimir
 

Estudo avalia os efeitos dos exercícios físicos sobre as anormalidades do colesterol total e de suas frações

O colesterol total é composto de 3 frações principais: trilicerídeos (TG), LDL-colesterol (colesterol "ruim") e HDL-colesterol (colesterol "bom"), o chamado perfil lipídico.As anormalidadesdo colesterol total e de suas frações são conhecidas como dislipidemias.Um estudo avaliou os efeitos dos exercícios físicos, isolados ou associados à dieta, sobre as dislipidemias.

Sabemos que hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercícios físicos exercem efeito benéfico sobre as dislipidemias. Se associados, podem ainda otimizar as mudanças do perfil lipídico, sendo,
além disso, intervenções de custo moderado quando comparados com tratamentos medicamentosos.

Este estudo tem por objetivo avaliar o impacto do exercício físico isolado e combinado com dieta sobre o perfil lipídico em indivíduos com sobrepeso ou obesos. Nele foi analisada a evolução do perfil lipídico e do peso, por período entre três e seis meses, de 30 indivíduos, divididos em dois grupos: grupo EF (apenas prática de exercício físico) e grupo EF+D (prática de exercício físico associada à dieta).

Foram encontradas reduções estatisticamente significativas no CT (-14,4mg/dl) e no LDL-c (-20,9mg/dl) para os componentes do grupo EF. Tal redução também ocorreu em relação à razão CT/HDL-c (-0,9) para os componentes do grupo EF+D. Foi observada elevação dos níveis de HDL-c, apenas no grupo EF+D (+4,2 mg/dl). Nesse mesmo grupo verificou-se diminuição no CT (-8mg/dl) e no LDL-c (-9,8mg/dl), bem como redução de peso (-2,6kg), no entanto, tais resultados não foram estatisticamente significativos.

Quanto aos níveis de TG, não foi verificada evolução positiva em ambos os grupos. Concluiu-se que o efeito isolado do exercício físico foi mais evidente em relação às variáveis CT e LDL-c. Os TG não sofreram modificações positivas com a prática exclusiva de exercícios físicos ou com sua associação à dieta. Para as variáveis HDL-c e peso, a combinação da dieta com o exercício físico apresentou maiores benefícios.


Autor: Imprensa
Fonte: Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Imprimir