Imprimir
 

Novo método ajuda às mães a certificarem-se do bem-estar de seus futuros filhos

Bebês saudáveis chutam e se movimentam, é o que afirmam os pesquisadores do American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG). Eles desenvolveram um método simples e eficiente de se acompanhar a saúde do bebê ainda no útero materno. O teste é simples: contar o numero de movimentos que o bebê faz.

A partir da 18ª ou 25ª semana de gestação, as mães já podem sentir seus bebês se movimentando, quando ele ou ela já está desenvolvido o suficiente para usar os seus braços e pernas. É aí que os pais devem prestar atenção na quantidade de “chutes” que a criança está realizando.

O método consiste em contar quantos movimentos o bebê faz em um intervalo de duas horas. O mínimo esperado são dez chutes para cada duas horas. Contudo, existe uma variação grande, alguns bebês chegam a realizar dez movimentos em menos de meia hora.  A contagem deve ser feita pelo menos uma vez ao dia. O ACOG recomenda que a contagem seja feita após as refeições, as atividades físicas ou à noite, períodos em que os bebês estão mais ativos, facilitando a contagem. Mas não se esqueça,  seu bebê também dorme, chegando a ficar quatro horas completamente inativo.

No Brasil, de cada 1.000 crianças nascidas, 15 são natimortos; por isso os médicos alertam que este é apenas um dos cuidados de rotina que pais e mães devem ter com os seus futuros filhos, o acompanhamento pré-natal ainda é imprescindível.
 
 
Referências
 
BABYKICK. Disponível em: www.babykick.com
HEALTHNEWS. Disponível em: www.healthnews.com
UNICEF. Disponível em: www.unicef.com

 


Autor: Fábio P. de Brito - Equipe SIS.Saúde
Fonte: Vide Referências

Imprimir