Imprimir
 

Uma série de testes mostraram que a técnica de análise acústica é eficiente

Segundo um recente estudo, uma nova técnica de análise da voz pode identificar alterações na fala associadas com as fases iniciais da doença de Parkinson.

"Esta é uma técnica não-invasiva, confiável e precisa, que apenas requer que o paciente leia algumas frases simples", disse o Dr. Shimon Sapir, do departamento de ciências da comunicação e distúrbios da fala da Universidade de Haifa (Israel).

Em muitos casos, a doença de Parkinson é diagnosticada com base na rigidez muscular, tremores, movimentos lentos e perda de equilíbrio. Mas quando estes sintomas estão presentes, a doença costuma estar bem avançada.

Uma vez que os músculos que controlam a voz e a fala são afetados na maior parte das pessoas com doença de Parkinson, o Dr. Shimon decidiu desenvolver um mecanismo de análise acústica, e identificou as diferenças entre o discurso das pessoas com doença de Parkinson e as pessoas saudáveis.

O método também controla as alterações de voz que ocorrem em resposta ao tratamento ou progressão da doença. Uma série de testes mostraram que a técnica de análise acústica é eficiente .

"Médicos e cientistas concordam que o diagnóstico precoce da doença de Parkinson é importante para retardar ou mesmo impedir o progresso dessa doença degenerativa", conclui o Dr. Shimon.


Autor: Portal do Coração
Fonte: Journal of Speech, Language and Hearing Research

Imprimir