Imprimir
 

Mudança na Saúde

O período pré-eleitoral e a legislação atual determinam alterações em vários cargos do Executivo, especialmente. Para poderem concorrer no pleito de outubro há necessidade de desincompatibilização dos detentores de cargos, abrindo espaços para arranjos políticos, mas principalmente para mudanças na condução de órgãos, secretarias, etc. É um processo legal e que busca tornar o processo eleitoral mais transparente, o que é saudável e desejável para a democracia.

Assim que, depois de muita expectativa e "torcida", a Governadora Yeda nomeou a nova Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, em substituição ao ex-Secretário Osmar Terra, candidato a reeleição para Deputado Federal. Foi uma medida extremamente correta e que atendeu aos interesses maiores de uma pasta de grande importância e complexidade, haja vista que a história da Assistente Social Arita está intimamente relacionada com o municipalismo, com o Sistema Único de Saúde e com a gestão pública. Sua trajetória é marcada por uma sensibilidade muito grande aos problemas sociais e uma determinação invejável para o encaminhamento de soluções, a partir do diálogo e do respeito ao debate democrático.

Certamente os desafios que se apresentam e que são uma constante para a área da saúde não são poucos e nem de fácil resolução. No entanto, a experiência acumulada durante todos estes anos, especialmente pela vivência prática como gestora municipal e depois como "braço direito" do ex-Secretário Osmar Terra, credenciam a Arita para fazer um grande trabalho em favor da saúde pública gaúcha.

Para nós municipalistas que acompanhamos esta caminhada profissional tão rica de conquistas em favor da população, nos sentimos contemplados e entusiasmados a ponto de firmarmos fileiras com o pensamento e o apoio quando necessário para que este período de gestão garanta os avanços e produza outros avanços, tudo em nome dos princípios do SUS e de compromissos humanos nobres e impostergáveis, como o direito à vida. Sem dúvidas, o Rio Grande do Sul ganhou!

Francisco Bastos - Diretor do Departamento de Ações em Saúde da SES/RS.
Publicado no Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul, em 6/5/2010.
 


Autor: Francisco Bastos
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde

Imprimir