Imprimir
 

Estudo publicado na Revista Nature

O HIV ataca o sistema imunológico, a defesa natural do organismo. A exemplo de outros vírus, o HIV não consegue se replicar sozinho, e precisa sequestrar uma célula para transformá-la em fábrica de vírus. O estudo divulgado na revista Nature sugere que as mudanças que ajudam o vírus a fazer isso são cada vez mais transmitidas para a população como um todo.
 
A equipe, que incluíu pesquisadores da Austrália e do Japão, analisou as sequências genéticas do HIV e versões do gene HLA, conhecidas por controlar o vírus em pelo menos 2.800 pessoas.
 
Algumas pessoas têm uma versão mais protetora do gene. No estudo, os pesquisadores descobriram que mutações que permitem ao HIV burlar as reações imunológicas dirigidas pelo HLA eram mais comuns em pessoas com a variante protetora do gene.
 
Isso é um forte indício de adaptação do HIV ao sistema imunológico humano entre a população como um todo, comenta o imunologista da Universidade de Oxford, Philip Goulder, coordenador do estudo. E acrescenta que tal fato significa que a chamada mutação de fuga está circulando em cada vez mais gente e acumulando-se na população soropositiva como um todo.

Autor: Michael Kahn
Fonte: Reuters

Imprimir