Imprimir
 

As mulheres que fumam têm maior risco que os homens de desenvolver câncer de pulmão

O Comitê Estadual de Enfrentamento das Hepatites Virais, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), montaram um estande para a distribuição de material informativo sobre a doença na Festa da Rua, que acontece neste domingo (30), na João Telles. A festa homenageia os 62 anos da Independência de Israel e os 100 anos da Fundação da Sinagoga da União Israelita.

A técnica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Tânia Santos, explicou:

- Estamos aproveitando este espaço de grande circulação de pessoas para divulgar cuidados de prevenção às hepatites virais, com distribuição de preservativos, no momento que se encerra o mês de maio, dedicado à prevenção destas doenças. Além disso, também queremos marcar o dia de amanhã (31), que é o Dia Mundial sem Tabaco. O tema deste ano, proposto pela Instituto Nacional do Câncer, é "Mulher e Tabaco". Porto Alegre é a segunda capital do Brasil com maior índice de mulheres fumantes. O mesmo material estará à disposição amanhã na esquina Democrática, no estande do CEVS.

As mulheres que fumam têm maior risco que os homens de desenvolver câncer de pulmão. O risco de doenças do aparelho circulatório chega a ser 10 vezes maior em mulheres jovens que usam anticoncepcionais orais e fumam. O folder "bê-a-bá das Hepatites Virais" ensina que esta doença pode ser dos tipos A, B ou C e se constitui em inflamações no fígado causadas por diferentes tipos de vírus. Os tipos B e C podem causar doenças graves como cirrose e câncer, e todos os tipos podem levar à morte. A transmissão pode ocorrer por relação sexual desprotegida, compartilhamento de materiais no uso de drogas inaladas,pípadas e injetáveis e com material cirúrgico ou odontológico contaminados, entre outros.


Autor: Secretaria da Saúde do RS
Fonte: Imprensa

Imprimir