Imprimir
 

De acordo com os autores, enquanto as mulheres são mais afetadas pelo fato de estarem ou não em um relacionamento, os homens sofrem mais o impacto emocional positivou ou negativo da qualidade da relação amorosa atual

Um relacionamento amoroso tenso - ao contrário da crença geral - tem maior impacto emocional sobre os homens do que nas mulheres, segundo recente estudo da Universidade Wake Forest, nos Estados Unidos. Avaliando as reações emocionais de 1,6 mil pessoas solteiras com idades entre 18 e 23 anos, os pesquisadores descobriram que, enquanto o término de namoro afeta mais a mulher, o estresse de um relacionamento “montanha-russa” tem maior impacto sobre a saúde mental masculina, pelo menos entre os jovens.

De acordo com os autores, enquanto as mulheres são mais afetadas pelo fato de estarem ou não em um relacionamento, os homens sofrem mais o impacto emocional positivou ou negativo da qualidade da relação amorosa atual. E, em relação ao comportamento diante das adversidades do relacionamento, as mulheres são mais propensas à depressão, enquanto os homens recorrem mais ao abuso de álcool e outras substâncias que alteram a mente. Os resultados apontam ainda que, mais do que a mulher, o homem vê a parceira como fonte principal de intimidade, e os problemas na relação afetam sua autoestima e identidade - o que, geralmente, não acontece com as mulheres.

“Os homens precisam do apoio de uma parceira significativamente mais do que as mulheres. Experimentar um rompimento é mais prejudicial à mulher, e estar em um relacionamento é mais benéfico para a mulher. Tem a ver com fatores de identidade”, destaca a pesquisadora Robin Simon. “A pesquisa é influenciada pela cultura, e se supõe, há muito tempo, que as mulheres são mais vulneráveis. O público considera que os homens são fortes e não se importam com essas coisas, mas esse não é o caso”, concluiu.


Autor: Leandro Perché
Fonte: Blog Boa Saúde

Imprimir