Imprimir
 

Dia nacional de combate é hoje

A chegada do inverno nesta segunda-feira (21) traz um alerta para os asmáticos que costumam piorar com o ar seco e o clima frio comum nesta época do ano no Brasil. Junto com a nova estação, o dia nacional de controle da asma também é comemorado amanhã, com diversas campanhas de prevenção e orientação à população que sofre com a doença.

No país, os asmáticos são 10% da população, sendo que todos os anos, ao menos 2.200 mortes estão relacionadas ao problema. No mundo, a OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que existam cerca de 100 a 150 milhões de pessoas que sofrem com a doença.

O desconhecimento em relação a doença é a principal causa dos problemas em relação ao tratamento, segundo Zuleid Dantas Mattar, uma das fundadoras da ABRA (Associação Brasileira de Asmáticos).

- Em muitos locais do Brasil, a doença ainda é identificada como sinônimo de bronquite asmática, bronquite alérgica ou simplesmente bronquite por médicos e leigos. Esta e outras dificuldades relacionadas a este desconhecimento fazem com que a maior parte dos asmáticos não tenha o tratamento adequado.

De acordo com Zuleid, o tratamento adequado envolve medicações anti-inflamatórias, como corticóides inalatórios, o que reduz o número de internações e idas aos hospitais. Ela alerta também para a ausência de medicação, mesmo nos períodos onde aparentemente a doença está controlada.

Entre os cuidados que o paciente deve ter estão: manter o ambiente de casa e do trabalho limpo e arejado, evitar contato com o pó e poeira, evitar fumaça de cigarro e evitar fazer exercícios nos horários de pico de poluição, no começo da manhã e no final da tarde.


Autor: Redação
Fonte: R7 Notícias

Imprimir