Imprimir
 

Com opiniões divididas, organizações de direitos dos animais querem acabar com pesquisas envolvendo cobaias, já os cientistas e o governo criaram uma campanha publicitária tentando convencer a opinião pública da importância desses estudos. Isso porque, para especialistas, as cobaias ajudam nas pesquisas

A campanha do grupo contra o fim das cobaias começa a partir da próxima quarta-feira. Serão feitas inserções na televisão, no rádio e em jornais e revistas. Os anúncios têm dois motes. Um é que “quase todos os medicamentos e vacinas são resultado de pesquisas com animais de laboratório”, salvando muitas vidas. O outro é que, depois da Lei Arouca, aprovada em 2008 para regular o uso de cobaias, nenhum animal deixa de ser tratado com “ética e dignidade”.

“A utilização consciente e ética de cobaias é fundamental para o avanço da medicina”, comenta a tutora do Portal Educação, médica veterinária Danielle Pereira.

Segundo Marcelo Morales, biólogo da UFRJ e um dos responsáveis pela campanha, por mais que agora existam regras para a pesquisa, os grupos de direitos dos animais continuarão a ser contra. “A ideia, então, é convencer a população, que hoje não tem noção da importância das cobaias e acham que o cientista está lá para matar ratinho”, afirma.

Especialistas defendem porque grande parte da população não sabe que, sem os animais, medicamentos contra diabetes e o coquetel anti-Aids, por exemplo, não seriam possíveis.


Autor: Imprensa
Fonte: Portal Educação

Imprimir