Imprimir
 

Os bebês foram analisados nos períodos de um, dois, três e seis meses de vida

Uma recente pesquisa realizada pelo Geapi (Grupo Interdisciplinar de Avaliação do Desenvolvimento Infantil) da Unicamp, constatou que bebês que nascem com baixo peso em relação à idade da gestação, têm pior desenvolvimento motor quando são comparados com as crianças que nascem no tempo correto da fase gestacional e com peso adequado.

O estudo avaliou 95 bebês nascidos com mais de 37 semanas (prazo ideal para a gestação) e desses, 62 tinham o peso adequado e os restantes 33 nasceram com menos de 2,5 kg. A responsável pela pesquisa, a fisioterapeuta Denise Campos, trabalhou em cima do desenvolvimento motor dos recém-nascidos, nos períodos de um, dois, três e seis meses de vida.

A especialista adotou técnicas baseadas na escala americana Bayley de desenvolvimento infantil, com 48 provas que avaliam o sistema motor dos primeiros seis meses de vida. Após o período de seis meses, foram constatadas diferenças importantes no desenvolvimento motor no segundo e no sexto mês.

No decorrer da pesquisa, a fisioterapeuta notou dificuldades nos bebês que nasceram com baixo peso no que diz respeito a movimentos como se arrastar de barriga para baixo e de rolar, sem contar com a dificuldade para equilibrar o pescoço.

“Com o passar de cada ano, prova-se a importância do pré-natal e das orientações de enfermagem durante a gestação, pois poderão prevenir uma série de complicações”, alerta a enfermeira e tutora do Portal Educação, Adriana Miranda.


Autor: Redação
Fonte: Portal Educação

Imprimir