Benefícios para a coordenação motora, o equilíbrio e o condicionamento cardiorrespiratório são alguns dos resultados obtidos com a Wiireabilitação, fisioterapia que utiliza o console de videogame Wii da Nintendo. A inovadora terapia foi apresentada pela fisioterapeuta Fabiana Wachholz, do Rio Grande do Sul, neste sábado (28) durante o Criança 2010 – III Congresso de Especialidades Pediátricas, que acontece até o dia 31 em Curitiba.
Lançado em 2006, este videogame se difere dos outros pelo seu sistema: o Wii é capaz de detectar o movimento em três dimensões, por meio de um controle com sensor. Assim, o movimento que a pessoa faz é o mesmo que aparece na tela. Os jogos vão de esportes como o tênis, o boxe e o arco e flecha, até os mais lúdicos com personagens como Mário Bros e Sonic.
Benefícios
Fabiana disse que a Wiireabilitação é uma ferramenta a mais no processo normal de reabilitação dos pacientes. “O ritmo maçante da fisioterapia normal fazia com que houvesse o risco de a criança não querer mais frequentar a terapia”. Segundo ela, utilizando o Wii nos últimos 15 ou 20 minutos da sessão, a criança faz os exercícios normais de fisioterapia, esperando para jogar o videogame no fim. “Para quem trabalha com crianças com doenças crônicas, um benefício importantíssimo é a adesão do paciente ao tratamento”, justifica a fisioterapeuta.
Crianças e adolescentes que possuem paralisia cerebral, síndrome de Down, problemas com a postura, obesidade, dentre outros podem ser beneficiados pela terapia. Segundo Fabiana, a criança trabalha aspectos como a coordenação motora, o equilíbrio, o alongamento e o condicionamento cardiorrespiratório, além de melhorar a concentração e estimular a atividade cerebral.
A ideia de usar o Wii surgiu através da busca por inovações para a reabilitação das crianças. “Na época começamos a procurar, ver o que tinha de diferente, e vi que o Wii estava sendo utilizado da reabilitação dos pacientes. Esperamos um pouco e, a partir de 2007, começamos a utilizar o videogame”, conta Fabiana.
Cuidados
A especialista ressalta que é preciso tomar precauções para que não haja acidentes. “Eu não vou colocar a Wiireabilitação próximo de um degrau ou de uma escada. É preciso deixar a criança a uma distância apropriada da tela, porque ela pode bater com o controle, quebrar a televisão e se machucar. Também ver se o controle está bem preso, pois com a empolgação a criança pode largar o controle”, ressalta.
Serviço
Criança 2010 – III Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas
Data: de 28 a 31 de agosto de 2010
Horário: das 8h às 18h
Local: Estação Convention Center (Avenida Sete de Setembro, 2775 – Curitiba)
O Congresso
O Criança 2010 - III Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas será realizado entre os dias 28 (sábado) e 31 de agosto (terça-feira), em Curitiba. Promovido pelo Hospital Pequeno Príncipe, o evento está dividido em 14 módulos e conta com a presença de mais de 30 palestrantes estrangeiros e centenas de especialistas de diferentes estados brasileiros.