Imprimir
 

Moradores dos EUA dão, em média, apenas 5.117 passos diários. Cultura do carro e transporte público ruim são apontados como razões

Um estudo da Universidade de Tennesse revela que norte-americanos caminham menos que as pesssoas de outros países na Europa, Ásia e Oceania. Coordenado pelo médico David Bassett, o trabalho mostra que as pessoas nos Estados Unidos precisariam caminhar entre 30 e 40 minutos a mais do que a média atual para manter a forma.

Publicado no Medicine & Science in Sports & Exercise, o artigo mostra que os habitantes do país caminham, em média, apenas 5.117 passos diários. Na Austrália, os moradores andam 9.695 passos, na Suíça são 9.9650 e no Japão, 7.168.

Foram estudados os trajetos de 1.136 norte-americanos, de todas as idades, gêneros e regiões dos EUA. Os dados foram comparados com o de outras nações.

Bassett, principal autor do artigo, acredita que a falta de transporte público adequado e uma cultura voltada aos carros colaboram para os resultados no país.

Nos Estados Unidos, 34% da população está acima do peso (com IMC superior a 25). O Centro de Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês) do país, órgão ligado ao departamento de Saúde, recomenda 150 minutos por semana de atividades moderadas como caminhar.

Especialistas acreditam que variar o ritmo dos passos também é importante, andar rápido por um bloco e reduzir a velocidade nos dois seguintes, por exemplo.

Segundo Julia Valentour, responsável por um programa do Conselho Americano para Exercícios, diz que uma pessoa saudável dá, em média, 10 mil passos diariamente.


Autor: REUTERS
Fonte: Site G1

Imprimir